Destaques serão apresentados pelo prefeito da Capital em paineis da COP 30 na próxima semana
Neste domingo, 9, o prefeito de Florianópolis e Presidente da FECAM, Topázio Neto, embarca rumo à Belém, no Pará, para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), mais conhecida por COP 30, encontro internacional que debate as mudanças climáticas e as ações a serem adotadas para a redução das emissões de gases poluentes e seus impactos no planeta. Na agenda, até o dia 14, estará na Blue Zone, área do evento onde acontecem as principais negociações, conhecida como o coração das COPs.
Em painéis como convidado levará destaques da Capital na coleta e destinação de resíduos, uma vez que Florianópolis caminha para se tornar a primeira cidade Lixo Zero do Brasil. “Lideranças e agentes de todo o mundo estarão no Brasil, compartilhando experiências, soluções e ouvindo um pouco também do que está dando certo por aqui. Essa é uma grande oportunidade de mostrar os avanços de Florianópolis para a redução de emissões de gases de efeito estufa no nosso território, falar sobre alternativas adotadas para operar serviços de forma mais sustentável, práticas de gestão que se preocupam com o futuro”, salienta o prefeito.
As agendas também incluem debates sobre os municípios de Santa Catarina e as soluções inovadoras na área ambiental. Em nome da FECAM, Neto irá entregar uma carta ao Comitê Organizador da COP 30, destacando o papel importante das cidades no debate pelo clima.
Com os avanços no desvio de resíduos do aterro sanitário, que hoje já passa dos 13% de todo o material coletado, a Capital reduz principalmente a emissão de metano, que tem maior potencial de poluição e aquecimento da atmosfera. Para além disso, Florianópolis se destaca através de outros fatores como cidade que se afasta dos poluentes. “Hoje temos 60% do nosso município de área preservada, uma cobertura vegetal com alta capacidade de sequestro e retenção de carbono. Um impacto perceptível no cotidiano da cidade, na qualidade do ar que respiramos. Além disso, nossa economia é de baixo carbono, sem a presença, por exemplo, de fontes emissoras mais nocivas como aquelas vinculados a processos industriais pesados”, finaliza Topázio.
Fórum de Líderes locais da Cop 30
Nesta semana, Topázio Neto está no Rio de Janeiro participando do Fórum de Líderes locais da Cop 30, que reúne mais de 300 prefeitos, governadores, autoridades e especialistas internacionais.
Na manhã de hoje, 14, assinou uma carta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que será apresentada na COP. O documento defende que o enfrentamento da crise climática depende de um federalismo climático,uma governança cooperativa entre União, estados e municípios, e cobra o fortalecimento do Conselho da Federação e do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima.


