Coronel Araújo Gomes assume a pasta com foco em ampliar a segurança e fortalecer estratégias de prevenção
A Prefeitura de Balneário Camboriú anuncia o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior como o novo secretário de Segurança e Ordem Pública. A cerimônia de posse acontece nesta terça-feira (25), na sede da Secretaria de Segurança Pública do município.
O novo secretário destacou o compromisso e a responsabilidade de atuar em uma cidade já reconhecida nacionalmente pelos indicadores positivos de segurança.
“É claro que sempre há o que melhorar, e o objetivo pactuado com a Prefeitura é fazer com que Balneário Camboriú siga sendo referência para quem mora, trabalha ou visita a cidade. Temos algumas prioridades, como reduzir incidentes que impactam no dia a dia das pessoas e garantir que todos tenham a percepção de que vivem em um local seguro. Vamos ampliar a presença das forças de segurança e reforçar que a Prefeitura é uma aliada direta no combate à criminalidade”, afirmou.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, ressaltou que o convite ao coronel reforça a estratégia de qualificar ainda mais o trabalho já realizado no município.
“Segurança pública exige planejamento constante, presença ativa nas ruas e experiência técnica. O coronel Araújo Gomes tem uma trajetória sólida, reconhecida pela capacidade de gestão, disciplina, inteligência estratégica e resultados concretos. Trazer alguém com esse perfil é garantir que nossa cidade continue evoluindo”, destacou.
A prefeita também reconheceu a dedicação do major Geraldo Rodrigues Alves Júnior, que esteve à frente da secretaria nos últimos três meses. O major Rodrigues assumirá agora a Diretoria-Geral da Secretaria de Segurança.
Biografia
Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior é coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina e possui uma carreira marcada por liderança, modernização institucional e atuação estratégica em segurança pública. Ingressou na corporação em 1987 e construiu trajetória em diferentes áreas operacionais e de gestão.
Exerceu o cargo de Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, após ter atuado como Subcomandante-Geral. Comandou o 4º Batalhão da PM, em Florianópolis, e a 11ª Região de Polícia Militar, responsável por toda a Grande Florianópolis.
Também desempenhou funções de destaque na Defesa Civil do Estado, onde atuou diretamente na coordenação de crises, resposta a desastres e implementação de programas estratégicos, incluindo projetos de cooperação internacional voltados à prevenção, análise de risco e fortalecimento de emergências.
Antes de assumir a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, atuava como Controlador do Município de Florianópolis, cargo no qual contribuiu para o aprimoramento de processos, transparência e governança pública.


