Blog do Prisco
Destaques

Biografia narra trajetória do fundador do Grupo RBS

Obra sobre o radialista e empresário que ajudou a transformar a história da comunicação do RS e do Brasil será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre

 

O comunicador e fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, que completaria 100 anos em 2025, tem com um dos marcos do seu centenário a biografia Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida, escrita pelo jornalista Tulio Milman. A obra será lançada no dia 1º de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, com um bate-papo com o autor e os filhos de Maurício Sirotsky Sobrinho, seguido de sessão de autógrafos.

“Esta é uma obra que resgata a memória de Maurício Sirotsky Sobrinho para todos aqueles que o conheceram e uma história de vida única para quem não o conheceu também. Temos muito orgulho de tudo o que ele representou, do legado construído a partir da visão contemporânea que ele tinha muito antes de conceitos como branding, engajamento ou multiplataforma tomarem forma”, afirma o presidente do Conselho de Gestão e publisher do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, filho de Maurício.

Neste ano, a Praça de Autógrafos da Feira do Livro será Praça Maurício Sirotsky Sobrinho, em homenagem ao comunicador e ao seu legado.

A biografia traz a trajetória de Maurício desde a sua infância, em Erebango, depois em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, e revela o perfil inquieto, criativo e irreverente do menino que muito cedo, aos 14 anos, daria início à sua carreira como locutor. A porta de entrada foi a chamada “Voz do Poste” – sistema de alto-falantes da Guarany, loja de rádios com um estúdio improvisado – em que ele apresentava músicas, notícias, recados e anúncios na praça central de Passo Fundo. A experiência seria o embrião do que viria a seguir: o desejo de comunicar e de criar vínculo com os ouvintes.

 

Perfil agregador, crença na cooperação

Tulio Milman fez mais de 50 entrevistas ao longo de 10 meses e contou com o apoio em pesquisa do jornalista Nilson Souza e do historiador de Passo Fundo Alex Antônio Vanin. “Minha percepção sobre quem era o Maurício e o que ele representou tomou outra forma. Ele teve uma importância para o mundo da comunicação que ultrapassa as fronteiras do Rio Grande do Sul. Seu perfil agregador era único – na vida pessoal, profissional, na formação da RBS, na vida associativa –, e presente em todos os depoimentos”, afirma Milman.

Um dos relatos dá conta do início da transmissão do Jornal Nacional em rede nacional. Era um desejo da Globo, mas algumas afiliadas não queriam abrir mão de um espaço nobre, com relevância política e financeira. Maurício foi persistente nas articulações e conseguiu convencer as afiliadas da Globo da vantagem e do poder das redes. Foi peça-chave para essa mudança. “Ele foi uma das primeiras pessoas a entender o valor da cooperação como algo objetivo, que gera valor. Acredito que desde o primeiro cargo dele como diretor, na Rádio Passo Fundo, que pertencia à rede de rádios Reunidas, viu a força da rede, as vantagens desse modelo, e o replicou na vida inteira de empresário”, afirma o autor.

 

Maurício virou marca

Na década de 1950, Maurício deu o salto definitivo na carreira a partir do Programa Maurício Sobrinho, transmitido pela Rádio Farroupilha e depois pela Gaúcha, que combinava música ao vivo, humor, entrevistas e participação do público (conforme Milman, uma espécie de mistura entre Domingão com Huck e The Voice). Ele criava conexões, formava talentos e dava palco a vozes novas. O programa se tornou referência cultural pela audiência e pelo modelo. Maurício criava, produzia, apresentava, vendia e liderava. Era mestre de cerimônias e estrategista, artista e empresário. Na condução do espetáculo com carisma, visão e controle, virou marca.

São muitas histórias antes e depois de outro marco na vida de Maurício: a decisão de vender sua parte numa empresa de publicidade para se tornar, em 1957, sócio da Rádio Gaúcha, que enfrentava uma grave crise financeira. Desse negócio, nascia o Grupo RBS, que algum tempo depois se tornaria a primeira afiliada da Rede Globo, e ao longo de quase 70 anos de história se tornou uma das principais empresas de comunicação do país.

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni, que assina a contracapa do livro, declara que Maurício foi mais que afiliado, foi parceiro na construção da Globo. “Devo ao Maurício o seu apoio permanente e sua grande e carinhosa amizade.” E o descreve como quem o conhecia profundamente: “Mauricio Sirotsky Sobrinho teve tudo o que um ser humano desejaria ter: charme, simpatia, franqueza, honestidade, habilidade, competência e sorte. Um ponto fora da curva.”

“O jornalista Tulio Milman, com um texto envolvente e repleto de histórias de bastidor, apresenta o homem por trás da lenda: seus conflitos, tropeços e paixões. E, claro, particularidades da vida em família e da empresa que redefiniu o conceito de comunicação no Rio Grande do Sul e no Brasil”, afirma a escritora Martha Medeiros na apresentação da obra.

Seguindo o forte vínculo social, também legado de Maurício Sirotsky Sobrinho, os filhos de Maurício e o autor vão doar os direitos autorais da obra para Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Casa do Artista Riograndense.

A obra “Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida” chega às livrarias nesta quarta-feira (15) e estará disponível também para venda na Amazon e no site da editora AGE (https://www.editoraage.com.br/).

 

Serviço:

 “Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida”
Lançamento da obra na Feira do Livro de Porto Alegre

Data: 1º/11/2025

Horário:
– 17h30min

Bate-papo com Tulio Milman e filhos de Maurício Sirotsky Sobrinho

Local: Clube do Comércio, Rua dos Andradas, 1085 – 3º andar

– 19h

Sessão de autógrafos com Tulio Milman e filhos de Maurício Sirotsky Sobrinho

Local: Praça da Alfândega, Centro Histórico – Porto Alegre

Venda: nas livrarias, a partir de 15 de outubro, na Amazon e no site da editora AGE (https://www.editoraage.com.br/)
Valor: R$ 95,00

foto>Luiz Armando Vaz / Agência RBS

Posts relacionados

Festival Literário de Santa Catarina será lançado na ALESC, em Florianópolis

Redação

Morre Zefiro Giassi, fundador do Grupo Giassi

Redação

Beiramar Shopping comemora 30 anos com atrações gratuitas em Florianópolis

Redação
Sair da versão mobile