Blog do Prisco
Destaques

Blumenau dá mais um passo para ampliar a redução de riscos naturais na cidade

Termo de Adesão ao plano foi assinado nesta sexta-feira, dia 5, no Salão Nobre

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau segue avançando nas políticas públicas de defesa civil. Nesta sexta-feira, dia 5, a cidade assinou o termo de adesão para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), um documento que tem como objetivo identificar riscos de desastres naturais no município, como deslizamentos e inundações, e propor medidas para reduzir esses riscos e proteger a população.

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar representou a Prefeitura no evento, assinando o documento na presença de representantes da Secretaria Nacional de Periferias e do Serviço Geológico do Brasil. “Nossa cidade já é referência para o Brasil na prevenção e no atendimento em situações de desastres naturais. Mas sempre é possível avançar e essa ação é mais um passo importante nesse desafio que é inevitável, mas que pode ser minimizado se estivermos bem preparados”, afirmou a vice-prefeita..

Na prática o PMRR é uma exigência da Lei 12.608/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Blumenau está entre as dez cidades nacionais contemplada pelo plano, os demais municípios são: Rio do Sul (SC); Bento Gonçalves (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Paulista (PE); Teresina (PI); Rio Branco (AC); Maceió (AL);  Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

Com a adesão, o Ministério das Cidades determina a instituição de um Comitê Gestor para acompanhamento e monitoramento das ações do plano. A Defesa Civil fica como coordenadora desta comissão, que ainda conta com a participação das secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Desenvolvimento Social (Semudes); Serviços Urbanos (Sesur); Promoção da Saúde (Semus); Educação (Semed); Obras (Semob); Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

Para o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina, o plano vem para agregar no que diz respeito à prevenção. “Blumenau detém um histórico de desastres naturais que marcam nossa história. Então, quanto maior for o nosso preparo por meio de estudos e projetos para mitigação de riscos, seja ele, para eventos hidrológicos ou geológicos, melhores estaremos guarnecidos para amenizar os impactos dos fenômenos naturais”, analisa.

Conforme o consultor técnico da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Luiz Belino, a seleção das cidades para o PMRR considerou três critérios principais: municípios críticos sujeitos a deslizamentos, inundações e enxurradas, a presença de municípios com favelas ou comunidades periféricas, que segundo o IBGE, possuem mais de 100 mil habitantes.

“Mais que um documento o PMRR é uma ferramenta prática que vai servir para orientar os gestores e direcionar os investimentos e apoiar as decisões que vão fazer a diferença na vida das comunidades”, analisa a pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil, Sheila Knust.

Posts relacionados

Transporte coletivo de Blumenau registra recorde com mais de 30 mil passageiros no fim de semana

Redação

Em meio à diversão, 40ª Oktoberfest Blumenau gera mais de 6 mil empregos

Redação

Sistema digital de admissões na Prefeitura de Blumenau começa a funcionar em novembro

Redação
Sair da versão mobile