Acordo abre oportunidades de cooperação internacional e reforça vínculo entre as duas comunidades
O Pacto de Amizade é o início da formalização do acordo que pode tornar Blumenau a primeira cidade brasileira a estabelecer parceria oficial de cidade-irmã com Trento (em italiano, Gemellaggio). O documento estabelece cinco eixos principais de cooperação: Cultural e Turístico; Educativo e Formativo; Social e Esportivo; Econômico e Comercial; e Ambiental e Territorial.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Trento, Dr. Franco Ianeselli, da presidente da Câmara de Vereadores de Trento, Dra. Silvia Zanetti, e da Agente Consular Honorária da Itália em Blumenau, Norma Maria Da Rui, que representa o Cônsul-Geral da Itália para Santa Catarina e Paraná, Dr. Angelo Sírico. O grupo cultural “Fratelli del Circolo”, da Lira Circolo Italiano de Blumenau, se apresentou durante a cerimônia.
Com a assinatura do pacto, Blumenau e Trento passam a construir uma agenda conjunta de desenvolvimento, abrindo oportunidade de ampliar o intercâmbio cultural, social e tecnológico entre as cidades. “Este é um momento histórico para Blumenau. A aproximação com Trento reconhece os laços que nos unem há quase 150 anos e projeta novas oportunidades para nossa cidade, especialmente nas áreas cultural, econômica e acadêmica. Estamos abrindo portas para que Blumenau avance em conexões internacionais que valorizam nossa identidade e fortalecem o desenvolvimento da região.”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
Passado em comum
A formalização do pacto se apoia em laços históricos: assim como Blumenau, Trento apresenta forte influência europeia marcada pela convivência entre tradições alemãs e italianas. Esses vínculos têm origem no movimento migratório de formação da Colônia Blumenau a partir de 1875. O compromisso reforça a valorização e preservação da herança histórica comum, reconhecendo a contribuição da comunidade ítalo-descendente para o desenvolvimento de Blumenau.
A aproximação entre os dois municípios teve início em setembro deste ano, quando o prefeito Egidio visitou Trento como integrante da comitiva da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Durante a agenda oficial, ele entregou às autoridades italianas o pedido formal para a criação do Pacto de Amizade.


