Blog do Prisco
Notícias - Lateral

BRDE e Agência Francesa de Desenvolvimento celebram parceria de 120 milhões de euros para novos investimentos na Região Sul

Operação assinada nesta sexta-feira, em Paris, é a maior já realizada entre as duas instituições

Com foco prioritário em projetos de alto impacto em favor do meio ambiente e do clima, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) celebraram, nesta sexta-feira (06/06), uma operação de 120 milhões de euros (cerca de R$ 770 milhões pela cotação atual) para novos financiamentos nos estados do Sul do país. É o quarto contrato estabelecido entre as duas instituições, o maior em termos de volume de recursos desde o início da parceria. O termo foi assinado durante o Fórum Econômico Brasil-França, que acontece em Paris reunindo autoridades e líderes empresariais dos dois países para discutir temas como transição energética, inovação, oportunidades de negócios e investimentos.

O ato contou com as presenças do diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior e do diretor-geral da AFD, Rémy Rioux. A nova operação terá como prioridade financiar iniciativas voltadas à agricultura sustentável, geração de energias limpas e renováveis, uso racional e eficiente da água, gestão de resíduos e reciclagem e cidades sustentáveis. “É um momento histórico para o BRDE. Além de fortalecer nossa política de diversificação das fontes de recursos, a nova operação com a AFD reflete confiança mútua e um compromisso que compartilhamos em favor do desenvolvimento sustentável”, comemorou Ranolfo.

Resiliência

O apoio a projetos nas áreas da educação, serviços de saúde, preservação cultural e respostas a desastres naturais é uma das grandes novidades da parceria. “A diversidade do apoio do Grupo AFD a projetos em áreas como educação, saúde, preservação cultural e infraestrutura sustentável é uma das especificidades da parceria que nos une ao BRDE. Um ano após as inundações que atingiram o Sul do Brasil, estamos juntos mobilizados, com esta quarta operação, para fortalecer a resiliência dos territórios da região Sul, integrando uma abordagem inovadora em termos de preparação e gestão de desastres naturais”, disse Rémy Rioux.

Durante o ato de assinatura, o diretor Financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressaltou a parceria para os novos investimentos: “É um momento muito especial para o BRDE, afinal, traçamos mais um compromisso para a região Sul em termos de desenvolvimento e sustentabilidade, sendo essa a maior operação assinada entre BRDE e AFD”, mencionou.

A celebração da nova operação contou, também, com as presenças do ministro de Comércio Exterior da França, Laurent Saint Martin; do diretor-adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, e do secretário estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum. O valor contratado permitirá financiamentos para projetos de diferentes portes (empresas, cooperativas, setor público, produtores rurais e micro e pequenas empresas). Pelas condições acertadas entre as duas instituições, as linhas de crédito terão carência de até três anos.

Histórico

A última contratação entre BRDE e AFD, no montante de 100 milhões de euros, ocorreu em outubro de 2022, quando Ranolfo era o governador do Rio Grande do Sul. A primeira cooperação entre as duas instituições ocorreu ainda em 2018, no montante de 50 milhões de euros, mas em 2020, BRDE e AFD estabeleceram uma nova parceria, à época de 70 milhões de euros, como parte de um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul. No acumulado, a parceria soma agora 340 milhões de euros.

Foto: Juliana Roll (BRDE)

Posts relacionados

Univali e BRDE firmam acordo de cooperação para impulsionar a inovação e o acesso a programas de financiamento

Redação

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação

BRDE destaca papel estratégico no desenvolvimento dos municípios em nova edição do COMAC

Redação
Sair da versão mobile