Destaques

BRDE firma contrato pioneiro para modernização da iluminação pública de São Bento do Sul

Nesta segunda-feira (30), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), assinou um contrato de estruturação de Parceria Público Privada (PPP) com São Bento do Sul, que deu um passo decisivo rumo à modernização de sua infraestrutura urbana. Este foi o primeiro contrato de estruturação de PPP firmado pela agência do BRDE em Santa Catarina, e que marca um momento histórico tanto para o banco quanto para o município.

O projeto prevê a concessão administrativa do serviço de iluminação pública, que inclui a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção do parque de iluminação da cidade, que atualmente conta com cerca de 15.400 pontos de luz, com a substituição de aproximadamente 17 mil lâmpadas convencionais por tecnologia LED, com uma economia estimada de até 80% na conta de luz pública e aumento na segurança. O investimento previsto é de cerca de R$40 milhões e utilizará como fonte os recebíveis da COSIP, sem impacto direto no orçamento da Prefeitura. Além disso, o projeto abre caminho para a implementação de soluções de cidades inteligentes, como videomonitoramento, wi-fi público e sensores ambientais.

Para o diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do BRDE, Mauro Mariani, o contrato representa uma oportunidade estratégica de consolidar sua atuação como estruturador de projetos de concessão, além de reforçar sua missão institucional de promover o desenvolvimento regional. “Este projeto vai muito além da modernização da iluminação pública. Ele representa um avanço concreto na qualidade de vida da população, com impactos diretos na segurança, na mobilidade urbana e na sustentabilidade ambiental”, afirmou.

Para o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini, a parceria com o BRDE é um marco na gestão pública municipal. “Esse é um investimento em um modelo moderno, eficiente e transparente de prestação de serviços. A iluminação pública de qualidade é um direito da população e um fator essencial para o desenvolvimento urbano sustentável”, destacou.

Com esse contrato, São Bento do Sul se posiciona como referência em inovação na gestão pública em Santa Catarina, o que reforça o seu compromisso com a transparência, a eficiência e o bem-estar da população. O BRDE, por sua vez, inaugura uma nova fase de atuação em projetos de estruturação de PPPs, para ampliar seu impacto positivo na região Sul do Brasil e consolidar a sua expertise. “A relevância social dessa parceria é imensa, pois se trata de um serviço essencial que atinge diariamente todos os cidadãos”, concluiu Mariani.

O BRDE, banco público fundado há 64 anos para promover o desenvolvimento da região Sul do Brasil, reforça sua atuação como parceiro do município. Agora, com esse projeto inovador, São Bento do Sul se consolida como referência para outras cidades catarinenses.

A cerimônia ocorreu na sede da Prefeitura Municipal e ainda contou com a presença do secretário de Obras Luiz Neri Pereira (Magrão), vereadores, secretários municipais e representantes da imprensa.

Foto: Assessoria de imprensa PMSBS

Posts relacionados

BRDE apoia AgroPonte 2025 e fortalece o desenvolvimento do agronegócio em SC

Redação

SC e Paraná assinam acordo sobre royalties que vai garantir R$ 340 milhões em obras

Redação

BRDE e ACATE recebem startups selecionadas em programa de aceleração comercial

Redação
Sair da versão mobile