Blog do Prisco
Destaques

BRDE lança linha emergencial de crédito para exportadores catarinenses impactados por sobretaxa dos Estados Unidos

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou o lançamento do PRONAMPE BRDE Exportação Emergencial, um programa de crédito voltado a micro, pequenas e médias empresas catarinenses que faturam até R$300 milhões/ano e exportam para os Estados Unidos e estão sendo diretamente impactadas pela nova sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros naquele país, em vigor desde 6 de agosto.

O objetivo do programa é oferecer capital de giro emergencial para dar fôlego financeiro às empresas exportadoras, de modo a preservar empregos e assim, manter a competitividade do setor produtivo catarinense.

Segundo o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, a iniciativa é uma resposta ao cenário internacional: “Santa Catarina é fortemente dependente da exportação para os Estados Unidos em vários segmentos, como moveleiro, cerâmica e agronegócio. Essa sobretaxa impacta diretamente nossa economia e o BRDE, como banco de desenvolvimento, tem a missão de apoiar os empreendedores e dar condições para que atravessem esse momento de crise com maior segurança”, destacou.

 

Como funciona o PRONAMPE BRDE Exportação Emergencial:

  • Forma de apoio: financiamento de capital de giro;

 

  • Prazo total: até 36 meses, sendo 12 meses de carência e amortização em 24 meses;

 

  • Taxas de juros: opção de juros de 3% a.a. acima da variação cambial do dólar ou taxa fixa de 9% a.a.

 

  • Limite de financiamento: definido conforme a capacidade econômica da empresa, mediante avaliação do BRDE, e histórico de exportação para EUA.

 

  • Critérios de acesso: comprovar exportações em 2024 ou nos últimos 24 meses para os Estados Unidos, com apresentação de documentos como Declaração de Exportação (DE), fatura comercial ou conhecimento de embarque.

 

Para o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, a linha de crédito representa mais que um socorro financeiro: “Nosso papel é garantir que as micro, pequenas e médias empresas exportadoras não parem suas atividades. Essa linha emergencial foi criada para proteger os empregos, sustentar a produção e manter Santa Catarina ativa no comércio internacional; é preciso preservarmos as milhares de famílias que dependem diretamente dessas cadeias produtivas”, reforçou.

Como acessar o crédito:

Os interessados devem se cadastrar e solicitar o financiamento diretamente pelo site do BRDE, (https://www.brde.com.br/linha-financiamento/exportadores/), onde será feita a avaliação econômico-financeira. A linha também poderá ser contratada por meio de instituições financeiras parceiras conveniadas no estado.

A informação contida nesta comunicação é destinada exclusivamente ao uso da pessoa ou entidade a quem se dirige e outros autorizados a recebê-la. Ela pode conter informação confidencial ou legalmente privilegiada. Se você não for o destinatário, fica desde já notificado que qualquer divulgação, cópia, distribuição ou qualquer ação tomada, em dependência com o conteúdo desta informação, é estritamente proibida e pode ser considerada ilegal. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise-nos imediatamente respondendo a este e-mail e, em seguida, exclua-o do seu sistema. O BRDE não é responsável pela transmissão adequada e completa da informação contida nesta comunicação, nem por qualquer atraso na sua recepção.

Posts relacionados

Univali e BRDE firmam acordo de cooperação para impulsionar a inovação e o acesso a programas de financiamento

Redação

BRDE destaca papel estratégico no desenvolvimento dos municípios em nova edição do COMAC

Redação

Superintendência do BRDE realiza visita de relacionamento no Sicoob Credimoc em Xanxerê

Redação
Sair da versão mobile