Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Buligon garante realização de manifestos em Chapecó

O Prefeito Luciano Buligon garantiu a realização de manifestações pacíficas em locais públicos abertos no Município de Chapecó, por meio do Decreto nº 32.270, assinado na tarde desta quarta-feira (09-03). O documento disciplina os procedimentos para que as manifestações aconteçam de forma ordeira e segura, tendo em vista o atual cenário político nacional. O Decreto garante que aconteça uma única manifestação de rua no mesmo dia, horário e local, observando a ordem do ofício protocolado pela organização do evento junto à Secretaria de Defesa do Cidadão. O comunicado aos Órgãos Públicos deve acontecer com antecedência mínima de 48 horas do início do manifesto. A Organização deve informar no documento a data, horário de início e término, bem como responsabilizar-se-á civil e criminalmente por eventuais danos causados ao patrimônio público ou de particulares.

A Secretaria de Defesa do Cidadão é a responsável pelo recebimento de solicitações de manifestação de rua ou em locais abertos ao público e dispensará efetivo da Guarda Municipal e dos Agentes Municipais de Trânsito para acompanhar, ordenar e garantir a realização do manifesto, observando a legislação vigente e o conteúdo do Decreto. O apoio da Polícia Militar pode ser solicitado a qualquer momento. É importante ressaltar que o Decreto observa o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil: “todos podem se reunir pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”;“É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público”; “Compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local”.

A Administração Municipal de Chapecó informa, ainda, que recebeu comunicação prévia relativa ao ato público contra a corrupção a ser realizado na manhã do próximo sábado (09-03), encabeçado por Movimentos Nacionais e apoiado por diversos setores organizados, entre eles as entidades empresariais (CEC, SICOM, ACIC, CDL e outras). O início do manifesto está previsto para as 10h, na Praça Coronel Bertaso. O documento da Comissão Organizadora foi recebido na Secretaria de Defesa do Cidadão na última semana.

Posts relacionados

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação

Programa Juro Zero concede R$ 41,6 milhões em crédito e beneficia mais de 8 mil MEIs no primeiro semestre

Redação
Sair da versão mobile