Blog do Prisco
Destaques

Câmara de São José é a primeira do País a utilizar sistema de deliberação remota projeto pelo Senado Federal

A partir de amanhã (31) o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) vai implementar o Sistema de Deliberação Remota (SDR) nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o país. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), a pedido da Secretaria Geral da Mesa, do Senado Federal. A Câmara de São José, na Grande Florianópolis, será a primeira a utilizar o sistema no Brasil.
O sistema permite que os parlamentares registrem os votos por meio de um aplicativo instalado no computador ou no aparelho de celular. A confirmação é feita via SMS e uma foto do parlamentar é capturada no momento do registro por medida de segurança.
O Diretor-Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, explicou que a iniciativa vem ao encontro de um anseio dos parlamentares estaduais e municipais, preocupados com a paralisação das votações nas casas legislativas devido à pandemia de Covid-19.
“Fazer a transferência desta tecnologia inovadora no Brasil e no mundo vai ser um divisor de águas na nossa missão de modernizar as casas legislativas, oferecendo condições para que desempenhem com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas”, afirmou.
A implantação do sistema mobiliza equipes da Câmara de São José desde a semana passada. O presidente da casa, Michel da Silva Schlemper, falou que a expectativa para retomar os trabalhos através da ferramenta é grande, pois existe a responsabilidade de auxiliar o Poder Executivo nas ações que são necessárias no enfrentamento da crise que o Brasil vem enfrentando.
“Mais uma vez o Senado Federal, por meio do Interlegis, larga na frente pelo seu pioneirismo, pela sua parceria e o seu desejo de estar mais perto da população brasileira”, disse Michel.