Manchete

Carol ao Senado

Jorginho Mello bateu o martelo. Uma das vagas ao Senado na chapa majoritária do PL em 2026 será da deputada federal Carol De Toni, recordista de votos em 2022, e que, apesar de jovem, já é dona de invejável currículo parlamentar.

Além de sua postura, é articulada e muito inteligente. Jorginho aposta certa. O governador fechou com ela em Concórdia, onde esteve para mais uma etapa do Programa Santa Catarina Levada a Sério.

Jorginho Mello cravou e afirmou que não tem mais volta: sua candidata ao Senado no próximo ano atende pelo nome de Carol De Toni.

O governador, registre-se, é conhecido como um político de palavra. Quando firma compromisso, não volta atrás. E pela primeira vez, o governador falou publicamente o nome de Carol, já se referindo a ela como senadora, vídeo que começou a circular pelo universo on-line já na segunda à noite e que já foi registrado pelo Blog do Prisco.

Espaços

Como Jorginho Mello vai à reeleição e é o favorito para vencer o pleito, sobram duas cobiçadas vagas na chapa a ser liderada pelo atual governador: mais uma ao Senado e a de vice.

Especulações

Até a formação da super federação União Progressista, reunindo o Progressistas e o União Brasil, o MDB era o fiel da balança em Santa Catarina.

Quarteto

Tanto é verdade que o partido namorou, desconversou, enrolou, mas entrou de corpo e alma no governo atual, agora pilotando três secretarias importantes (Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente), além da presidência da Fesporte, com vários cargos nos escalões inferiores.

Governabilidade

Ocorre que o MDB ainda não anunciou, e nem vai fazer agora, apoio ao projeto de reeleição do governador. O partido é especulado para indicar o candidato a vice.

Câmara Alta

Caso isso se confirme, o MDB de vice, restaria uma candidatura ao Senado. Esperidião Amin, agora na super federação, sonha em ser o primeiro e único senador reeleito por Santa Catarina.

Resquício

Tudo indicava que Amin atuava para ser o outro candidato ao Senado na reeleição do governador.

Mas o União Progressista agora passou a ser fiel da balança também. Tem o mesmo número de deputados estaduais do MDB na Alesc, um deputado federal e o senador. No âmbito nacional, é a maior força do Congresso.

Local

Em SC, o governador já fechou apoio do Podemos (que vai formar federação) com o PSDB e com o União Brasil. O PP tem uma Secretaria no governo estadual. Trocando em miúdos: Jorginho atua firme para, literalmente, isolar o PSD de João Rodrigues.

Peso

A partir de agora, todas as negociações terão que levar a federação em consideração e sentar para conversar com seus líderes. Vale para Jorginho como para o outro pré-candidato declarado ao governo, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD.

Sintonia

O União Brasil, sozinho, estava sintonizado com Rodrigues. A parte descontente do PP também tende para o chapecoense. A conferir como Jorginho Mello vai conduzir o processo com dois fiéis da balança no tabuleiro do xadrez eleitoral de Santa Catarina.

Posts relacionados

Com aval de Jorginho, secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, exalta Maurício Peixer como novo líder do Governo na Alesc

Redação

Santa Catarina Lança o Programa “Pet Levado a Sério”

Redação

Embaixadores de países árabes visitam Sapiens Parque e focam em parcerias com Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile