Registro na abertura do evento:
Marcos Edwid Mey (CONEN/SC), Marta Rodriguez de Assis Machado (Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça) e Fernando Henrique da Silveira (CONEN/SC).
Os Conselheiros Fernando Henrique da Silveira e Marcos Edwin Mey, já estão em Brasília, tendo participado da abertura do “FREEMIND”, na manhã de hoje (domingo – 16/11).
Fernando e Marcos, durante as quatro últimas gestões (8 anos) do CONEN (2019-2021, 2021-2023, 2023-2025 e 2025-2027), vem se alternando nos cargos de Presidência e Vice-presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina – CONEN, eleitos por unanimidade dos conselheiros, sendo no número total de 22 (11 governamentais e 11 não-governamentais).
O motivo da viagem é a participação no 10º Congresso Internacional FREEMIND 2025, que ocorre nos dias 16 a 19/11.
O evento conta com importantes palestras, painéis, exposições, reuniões, rodas de debates, com a presença das maiores autoridades públicas e privadas no tema, nacionais e internacionais.
Durante o evento de quatro dias, dois serão destinados ao debate com o DEPAD (Departamento de Prevenção, Atenção e Reinserção Social) e o SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).
No dia 18/11, ocorrerá o “DEPAD DAY”, com intensa programação de palestras e reuniões.
No dia 19/11, ocorrerá o 2º Fórum de Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas sobre Drogas, organizado pelo COPEN (Conselho de Presidentes de de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas).
Durante os quatro dias de eventos, os representantes de Santa Catarina, terão reuniões com autoridades públicas, momento em que levarão pleitos do Estado para o Governo Federal.
Estarão também reunidos com entidades não-governamentais, no sentido de fomentar parcerias ligadas especialmente a prevenção, visto que as diretorias nacionais então em Brasília. A ideia é apresentar propostas de campanhas nacionais de prevenção de drogas, a serem aplicadas em diversos estados da federação, em especial Santa Catarina.
Pela importância do trabalho de Santa Catarina, foram isentos do pagamento das inscrições (R$ 1.100,00, cada). As diárias e passagens aéreas foram custeadas pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina – SSP/SC.
Após o retorno, a ideia é compartilhar as informações recebidas, aos demais conselheiros estaduais, municipais e membros de comunidades terapêuticas, além de outros órgãos interessados na temática.


