Atenta ao cenário econômico e às demandas do varejo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL) realizou, nesta quarta-feira (29), o curso de Análise de Crédito e Cobrança. A capacitação reuniu profissionais e empresas interessados em boas práticas na gestão financeira. O tema foi sugerido pelos associados durante os encontros “Almoço com a Presidente” nos bairros.
O palestrante Adilson Perdona Alano, especialista em gestão de crédito e cobrança com mais de 15 anos de experiência, destacou os desafios atuais. “O maior desafio hoje é a instabilidade das informações devido à velocidade das mudanças. Nas relações entre empresas (B2B), vemos alto endividamento e uso indevido de CNPJs; e nas relações com consumidores finais (B2C), a oferta acelerada de crédito por bancos e fintechs gerou impactos que ainda estamos trabalhando para ajustar.”
Ele também ressaltou a importância de regras claras e processos estruturados para garantir segurança nas operações. “É essencial conhecer o perfil do cliente, construir relações de confiança e manter critérios consistentes, com apoio da tecnologia e atenção à formalização”, completou.
A capacitação incentivou a revisão de práticas internas e decisões alinhadas ao comportamento do consumidor. Rafaela Mezzari, supervisora financeira da Digitusul, o curso trouxe benefícios práticos. “Foi uma boa renovação na nossa política. A abordagem dele mostrou que estamos no caminho certo”, avaliou.
Os associados da CDL de Criciúma contam com o SPC Brasil, um dos serviços mais tradicionais da entidade, que disponibiliza ferramentas completas de consulta e análise de crédito, oferecendo suporte estratégico para decisões mais seguras e assertivas no dia a dia do empresário(a). Para mais informações e atendimento, ligue para (48) 3431‑2100.