A CDL Florianópolis realizou, nesta terça-feira (6), a reunião do Conselho Deliberativo para apresentar o balanço dos 100 primeiros dias da atual gestão. O encontro, que reuniu membros da diretoria, do conselho fiscal e coordenadores de Núcleos, marcou o início de um novo ciclo de entregas da entidade, sob a liderança do presidente Eduardo Koerich, que assumiu o biênio 2025-2026 com um olhar estratégico e inovador.
Durante a reunião, Koerich destacou os avanços conquistados a partir dos quatro pilares que norteiam sua gestão: Capacitação, Representatividade, Fomento de Mercado e Associativismo.
“Assumimos o compromisso de atuar com foco, escuta ativa e execução. Esses primeiros cem dias revelam uma entidade dinâmica, conectada com as reais necessidades da cidade e dos nossos associados, e empenhada em promover soluções coletivas para o fortalecimento do comércio e da economia local”, afirmou o presidente.
Um dos eixos centrais da atuação da entidade é o fortalecimento dos Núcleos Setoriais. Na noite desta terça-feira, a novidade foi a criação do 12º Núcleo, o de Vistoria Veicular, com a apresentação dos nucleados aos presentes. “Mais uma área da economia passará a contar com o nosso apoio e mobilização como porta-vozes dos seus interesses diante da sociedade e do poder público, para que essas empresas se tornem ainda mais fortes e prósperas”, reiterou o presidente. O novo grupo complementa o trabalho realizado nas mais diversas frentes que representam segmentos da economia local: Núcleo de Óticas, Food Trucks, Mercado Imobiliário, Estratégias Empresariais, CDL Jovem, Inovação e Tecnologia, CDL Mulher, Núcleo Norte da Ilha, Centro Histórico, Sul da Ilha e, também recentemente, o Núcleo de Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro.
“A expansão dos Núcleos e a criação de novos grupos setoriais e regionais é uma das prioridades desta gestão. Os núcleos são espaços de escuta, articulação e ação. O Núcleo voltado a proprietários de imóveis do Centro, por exemplo, já atua com projetos focados em limpeza, segurança, mobilidade, ambiência e valorização do comércio e do metro quadrado da região. É a cidade sendo pensada por quem vive e empreende nela”, explica o professor Antonio Scherer, diretor executivo da entidade e responsável pelos Núcleos.
Crescimento e engajamento
Entre os dados que refletem o impacto positivo da gestão está o crescimento de 5,5% no número de associados entre 1º de janeiro e 30 de abril, comparado ao mesmo período do ano anterior. “Esse aumento sinaliza que a CDL está em movimento, gerando valor e sendo percebida como uma parceira estratégica pelos empresários”, comemorou Koerich.
No pilar da Capacitação, a entidade qualificou 308 profissionais em quatro meses, a partir de iniciativas como aulas, workshops e palestras, distribuídas em 18 turmas.
Já na frente da Representatividade, a diretoria estabeleceu diálogo com o poder público municipal, promovendo reuniões com o prefeito Topázio Neto, a vice-prefeita Maryanne Mattos e diversos secretários. Nessas agendas, foram discutidas melhorias para o Centro Histórico e outros bairros, com destaque para iniciativas como o mutirão de limpeza, a instalação de câmeras inteligentes e o apoio institucional ao Carnaval.
Fomento de Mercado e projetos sustentáveis
Outro eixo com forte atuação foi o Fomento de Mercado. No período, a CDL promoveu 41 eventos, entre ações institucionais (16) e encontros setoriais (25), reunindo mais de 1.700 participantes. A tradicional Feira Viva a Cidade, que ocorre aos sábados na Rua João Pinto, também manteve sua agenda ativa com 14 edições no quadrimestre.
Entre as ações sustentáveis, destaque para o mutirão de limpeza e a instalação de 10 tambores de lixo grafitados no Centro Leste, além de 20 novas bituqueiras — que somam 45 equipamentos no total. Mais de 25 mil bitucas foram recolhidas em cinco edições do projeto.
Outra frente de impacto é a operação do carro elétrico de coleta de lixo, que retirou mais de 250 mil kg de resíduos entre 15 de janeiro e 30 de abril. “Com esse projeto conseguimos atuar nos horários de maior geração de resíduos, reduzindo o acúmulo nas calçadas e melhorando a experiência urbana. Mas esse trabalho precisa do engajamento dos lojistas, que devem colaborar com os horários de descarte”, ressalta Koerich.
Próximos passos
O planejamento para os próximos 100 dias prevê a continuidade das ações já em curso, com foco na intensificação das capacitações, no fortalecimento dos Núcleos, na promoção de novos eventos e na valorização de pautas emergentes, como economia criativa, mercado pet e o apoio a MEIs.
Outro ponto estratégico da gestão será o fortalecimento do SPC Brasil, serviço exclusivo da CDL na capital, e que é o único bureau de crédito 100% brasileiro. “Vamos seguir promovendo o SPC como um aliado essencial da segurança financeira das empresas. A CDL não é apenas uma defensora do varejo, mas uma indutora de desenvolvimento, geradora de soluções e construtora de pontes com a cidade”, finaliza o presidente.