Blog do Prisco
Destaques

Centenário de Criciúma: Missa de ação de graças e tradicional corte do bolo marcam início das celebrações

Cerimônia na Praça Nereu Ramos também contou com homenagem aos cidadãos centenários e lançamento de selo comemorativo dos Correios

O dia que Criciúma completa 100 anos de emancipação político-administrativa iniciou com celebração na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade. O primeiro ato da intensa programação desta terça-feira (4) foi a missa de ação de graças na Catedral São José, seguida por uma homenagem aos cidadãos centenários que, com fé, trabalho e coragem, ajudaram a construir o município. A cerimônia também contou com o lançamento do selo e do carimbo especial, em parceria com os Correios, além do tradicional corte do bolo para comemorar a data.

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, celebrar o centenário é um momento de orgulho e reflexão sobre a trajetória do município. “Criciúma chega aos 100 anos como uma cidade que honra as suas origens e segue olhando para o futuro com esperança. Cada conquista foi construída com o esforço e a coragem de um povo trabalhador que nunca desistiu dos seus sonhos. Hoje, comemoramos não apenas a história que nos trouxe até aqui, mas também o compromisso de continuar construindo uma Criciúma cada vez melhor para as futuras gerações”, ressaltou.

Ao todo, foram homenageados 14 cidadãos centenários, sendo duas em memória, simbolizando perseverança, sabedoria e lembrança de um povo que ajudou a transformar Criciúma na cidade que é hoje. O vice-prefeito Salésio Lima destacou que a homenagem representa o reconhecimento da cidade àqueles que construíram suas bases com esforço e dedicação. “Majoritariamente, são mulheres que fazem parte viva da nossa história. Cada uma, à sua maneira, contribuiu para o desenvolvimento de Criciúma e para que chegássemos até aqui, celebrando 100 anos de conquistas. É uma honra poder prestar essa homenagem em nome de todos os criciumenses”, afirmou.

Em parceria com os Correios, Criciúma ganhou, também nesta manhã, um selo e um carimbo alusivos aos 100 anos da cidade. A peça filatélica valoriza a história, a tradição e a origem do município. A arte do selo foi desenvolvida pelo vencedor do concurso para escolha da marca do centenário de Criciúma, Valdecir Justino dos Anjos.

A programação especial do aniversário político-administrativo da cidade segue ao longo de todo o dia com inaugurações e será encerrado à noite, no Parque das Nações, com o show nacional gratuito com o grupo Raça Negra.

Centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma

Criciúma celebra, neste 4 de novembro, um marco histórico de 100 anos de emancipação político-administrativa. A data representa um século de crescimento, trabalho e transformação de uma cidade que nasceu do sonho dos imigrantes italianos e se tornou referência no Sul de Santa Catarina em desenvolvimento econômico, cultura, educação e qualidade de vida. O município, que construiu suas bases por meio da extração do carvão mineral, hoje se destaca pela inovação, sustentabilidade e por um legado que reflete a coragem e a união do seu povo.

Ao longo desse centenário, Criciúma se reinventou sem perder suas raízes, preservando a memória de quem ajudou a construir sua história e projetando um futuro de oportunidades. A cidade se consolida como Capital Catarinense dos Parques Urbanos, investe em educação tecnológica e inclusiva, moderniza sua infraestrutura e mantém o título de cidade mais transparente do estado.

Posts relacionados

Jovem Pan Criciúma 104,3 passa a operar como Jovem Pan News Araranguá e fortalece o jornalismo no Sul de Santa Catarina

Redação

Criciúma cria porta de saída do Bolsa Família com incentivo ao emprego formal

Redação

Eficiência tributária made in Criciúma

Redação
Sair da versão mobile