Blog do Prisco
Destaques

Cobalchini apresenta projeto suspendendo aumento do IOF

O deputado Valdir Cobalchini (MDB/SC) apresentou, nesta segunda-feira (26), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) pedindo a suspensão dos efeitos dos dois decretos emitidos pelo Governo Federal, na semana passada, que aumentam a cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).

Cobalchini justificou seu projeto alegando que não há como o Governo aumentar mais impostos, onerando ainda mais quem produz neste País. “Chega de imposto”, disse o deputado, acrescentando que o Governo precisa cortar gastos e não aumentar impostos. “O Governo, pelo menos, poderia ter feito um amplo debate com o Congresso Nacional antes de editar uma medida nesse sentido”, completou o deputado.

Dentre as alterações mais preocupantes, de acordo com o deputado, está o aumento da alíquota adicional do IOF para 0,95% sobre todas as operações de crédito realizadas por pessoas jurídicas, independentemente do prazo. “Essa elevação tem efeitos diretos sobre o custo do capital, impactando negativamente a capacidade de investimento das empresas e desestimulando a atividade produtiva”, justificou Cobalchini.

Para o deputado, outro ponto sensível é a nova limitação imposta às cooperativas para fins de isenção do IOF, estabelecendo um teto de R$ 100 milhões em operações de crédito, considerando o montante global do grupo econômico. “Essa medida compromete o acesso ao crédito, especialmente em regiões onde as cooperativas são a principal alternativa para pequenos produtores e empreendedores”, salientou.

foto>Ag. Câmara, divulgação

Posts relacionados

Decreto que regulamenta a Lei das Comunitárias será assinado em Brasília e consolida conquista histórica liderada pelo Sistema ACAFE

Redação

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação
Sair da versão mobile