Blog do Prisco
Manchete

Cobalchini apresenta requerimento solicitando urgência na instalação das CPI e CPMI do INSS

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou, nesta terça-feira (21), um requerimento e um ofício destinados aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, solicitando urgência na instalação tanto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quanto da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI) do INSS. As propostas visam investigar denúncias sobre descontos indevidos e ilegais realizados por entidades sindicais nos contracheques de aposentados e pensionistas.

A solicitação de CPI, registrada sob o número 2005/2025, tem o objetivo de apurar o que pode ser uma fraude sistêmica, que teria causado um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões a aposentados e pensionistas. Segundo as denúncias, milhares de segurados do INSS tiveram mensalidades sindicais descontadas sem autorização, levando a perdas financeiras significativas.

Cobalchini também protocolou o Projeto de Lei 2395/2025, que determina transparência e publicidade nos processos administrativos de requerimentos de benefícios previdenciários no Instituto Nacional do Seguro Social. O projeto estabelece que os segurados tenham acesso total e atualizado às informações sobre seus pedidos de aposentadoria, pensão e outros auxílios.

Além disso, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei n° 2461/2025, que determina o envio bimestral de extratos físicos de benefícios previdenciários pelo INSS aos beneficiários.

“O tempo dos aposentados não pode ser desperdiçado pela burocracia nem pela falta de transparência. Eles foram roubados e precisam do seu dinheiro de volta, o quanto antes! Precisamos de agilidade na instauração da CPI e CPMI, para responsabilizar os culpados e garantir que esses recursos retornem para quem realmente pr

Posts relacionados

Único deputado catarinense na CPMI do INSS, Zé Trovão protocolou 58 requerimentos

Redação

Carol De Toni propõe CPI dos Correios para investigar má gestão e prejuízos bilionários

Redação

Indicado de Lula ao STF blinda irmão de Lula no assalto aos velhinhos

Redação
Sair da versão mobile