Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Colombo contra a nova CPMF

Em contato com o blog, o governador Raimundo Colombo manifestou-se totalmente contra a proposta do governo federal de ressuscitar a extinta CPMF, agora com nova roupagem sob o pomposo nome de Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS).

Embora a nomenclatura seja outra, o percentual que a União deseja abocanhar nas transações bancárias do brasileiro seria o mesmo de outrora: 0.38%. “Por princípio, sou contra a criação de qualquer tipo de imposto. É uma posição inarredável,” pontuou o líder pessedista. Esta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na Grande Florianópolis, em Biguaçu, inaugurando o novo hospital regional.
Segundo Raimundo Colombo, o assessor de Dilma Rousseff não tocou no assunto, embora a mídia nacional esteja afirmando que ele foi encarregado de buscar o apoio dos governadores para a proposta prosperar. O aceno do Planalto é no sentido de dividir os recursos com os Estados. Evidentemente que neste encaminhamento, o ônus político-eleitoral de uma medida tão impopular e perversa também seria dividido com os mandatários estaduais.

 

ABSURDO

Os industriais catarinenses e brasileiros também já se posicionaram contra a nova CPMF, que deixou de vigorar em 2007. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiram nota conjunta classificando de “absurda” a proposta do governo federal.

COMPETITIVIDADE

De acordo com as entidades industriais, a ressureição da CPMF, se concretizada, vai aumentar custos e tirar ainda mais a competitividade do setor produtivo. O reflexo mais imediato seria outro aumento: o do desemprego.

Foto: arquivo, divulgação

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile