Manchete

Com 106,4 mil vagas criadas em 2024, Santa Catarina gera 71% postos de trabalho a mais do que no ano anterior

Foto: Marco Favero/Arquivo/Secom

O estado de Santa Catarina criou 106.392 novos postos de trabalho formal em 2024, 71% superior ao  consolidado do ano de 2023, quando foram criadas 62.195 vagas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Novo Caged, que apresenta a síntese de resultados sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal.

“Fechamos 2024 com muitos indicadores positivos e a geração de emprego é mais um deles. Só mostra que a nossa economia é forte e dinâmica. Novas empresas estão chegando em Santa Catarina e as que já estão aqui, crescem ainda mais”, disse o governador Jorginho Mello.

Comparativamente falando, o resultado representa um desempenho muito acima do desempenho nacional, que foi de 16,5% no mesmo período. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, respectivamente, apresentaram os melhores saldos de empregos no acumulado de 2024.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, evidenciou o protagonismo catarinense ao ocupar a 5ª posição no ranking nacional de 2024 no saldo de novas vagas de emprego. Usuy destacou que “a Indústria e os Serviços foram os grandes protagonistas desse crescimento, respondendo por 80.154 novas vagas formais em 2024. Esse desempenho reflete a confiança do setor produtivo e da capacidade de manter um ambiente favorável aos negócios, emprego e qualidade de vida”.

“O governador Jorginho Mello orienta todos no Governo do Estado a assumir o desafio de fazer Santa Catarina continuar avançando, impulsionando a inovação e a qualificação profissional para, cada vez mais, sermos referência nacional em desenvolvimento econômico, mesmo diante das adversidades que surgem no cenário nacional e internacional”, acrescentou o secretário.

Crescimento do setor de serviços

Em termos de índice de crescimento no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, o grande grupamento de Serviços destacou-se em SC, apresentando o melhor desempenho da Região Sul e do índice de crescimento nacional. Santa Catarina cresceu 5,59%, o Paraná 4,61%, e Rio Grande do Sul 3,13%. O índice de crescimento nacional ficou em 4,2% e a Região Sul cresceu 4,39%.

Em SC, a atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas puxou o setor, com um crescimento de 6,65% no acumulado de 2024.

A Indústria catarinense cresceu 3,23%, também apresentou índice de crescimento acima da média regional (2,81%) e próximo média nacional (3,56%). No setor, o melhor desempenho ficou por conta da atividade de Indústria da transformação.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que a geração de emprego é o melhor programa para inclusão social. “Por isso estamos muito orgulhosos com esse resultado. Esse desempenho positivo é fruto do aumento do investimento privado e do aquecimento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional”, ressaltou.

Posts relacionados

Plataforma reúne 303 oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência

Redação

Univali abre processo seletivo para profissionais da saúde

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação
Sair da versão mobile