Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Com 648 mil passageiros em 2025, Aeroporto de Chapecó registra a maior movimentação de sua história

Fluxo cresce 4,7% em relação a 2024, com número histórico alcançado antes do encerramento do ano
 

 

 

Foto: Patrícia Lanini/Divulgação Voe Xap

 

LINK PARA DOWNLOAD DE FOTOS E DO RELEASE EM .DOCX

 

 

 

Sob gestão da Voe Xap, empresa do grupo Socicam, o Aeroporto de Chapecó vem registrando recordes consecutivos de movimentação desde a conclusão de seu processo de ampliação e modernização, realizado com recursos próprios da concessionária.

Com quase 648 mil passageiros embarcados e desembarcados, o empreendimento alcançou, ao longo de 2025, a maior movimentação de sua história que, além de representar um novo recorde, supera em 4,7% o fluxo registrado em 2024, quando foram atendidos 618,7 mil viajantes, maior marca até então. O número histórico foi atingido ainda em meados do mês de dezembro.

O desempenho positivo também se reflete na quantidade de voos, já que, de janeiro a dezembro de 2025, o Aeroporto de Serafim Enoss Bertaso contabilizou 5.316 pousos e decolagens, um incremento de 11,5% em relação a 2024, quando foram registradas 4.768 operações comerciais.

O destaque do ano foi o mês de novembro, quando 62.970 passageiros foram recebidos entre embarques e desembarques. O número representa o maior volume mensal de 2025, ficando cerca de 16,7% acima da média mensal do período, estimada em 53.978 embarques e desembarques.

Segundo Filipe Gomesgerente do Aeroporto de Chapecó, os resultados alcançados no último ano refletem um trabalho contínuo de fortalecimento da infraestrutura e de qualificação do terminal aeroportuário. “Recebemos esse resultado com satisfação, pois ele traduz o compromisso da Voe Xap com a melhoria contínua da infraestrutura do aeroporto. Os investimentos realizados desde o início da nossa gestão ampliaram a capacidade do terminal, tanto em conforto para os passageiros quanto em eficiência operacional, tornando o aeroporto mais atrativo para as companhias aéreas. Esses avanços contribuem diretamente para a inclusão de novas rotas, para o fortalecimento da mobilidade aérea regional e para o desenvolvimento econômico do Oeste catarinense.”

 

Fonte: Voe Xap

 

O ano de 2025 também foi marcado por incrementos na oferta de voos, com destaque para a inauguração, em outubro, da rota direta entre Chapecó e Florianópolis pela GOL Linhas Aéreas, fortalecendo a ligação com a capital catarinense, destino que já conta com operação regular da Azul Linhas Aéreas. A ampliação das frequências contribuiu para oferecer mais opções de horários aos passageiros e para reforçar a conectividade regional.

Investimentos e infraestrutura ampliada

 

Administrado pela Voe Xap desde dezembro de 2020, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso passou por um amplo processo de expansão e modernização, com investimentos da ordem de R$ 40 milhões. As melhorias, concluídas em dezembro de 2022, permitiram praticamente triplicar a capacidade de atendimento do terminal de passageiros, que hoje comporta até 1,5 milhão de viajantes por ano.

 

A infraestrutura também foi fortalecida com a implantação de duas ilhas de concreto no pátio de aeronaves, que elevam a qualidade do pavimento e permitem a operação de aviões maiores, além da homologação do procedimento RNP, que permite pousos por instrumentos (IFR) na cabeceira 30, e a instalação do segundo PAPI, um auxílio visual que contribui para a precisão das operações aéreas.

 

Em complementação às benfeitorias do lado ar, a nova sinalização vertical e horizontal já foi homologada, e a homologação de um novo pátio e taxiway segue em andamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

Segundo Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, a evolução da operação do Aeroporto de Chapecó ocorre em um contexto de fortalecimento constante da infraestrutura aeroportuária. “Desde o início da gestão, temos direcionado esforços para estruturar o terminal com foco em capacidade, eficiência e qualidade da operação, criando um ambiente favorável tanto para a experiência dos passageiros quanto para a atuação das companhias aéreas. Esse posicionamento permite ao aeroporto acompanhar a expansão da malha aérea e sustentar o crescimento da mobilidade regional, com reflexos positivos para a economia local”, afirma.

 

 

Movimentação e sustentabilidade em alta

 

Além dos avanços operacionais, o aeroporto também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Por meio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e reuso do efluente tratado, o empreendimento conseguiu reduzir em 70% o consumo mensal de água potável, com o reaproveitamento de aproximadamente 390 mil litros por mês em atividades como irrigação, lavagem de vias e testes de equipamentos. Toda a operação também é abastecida com energia proveniente de fontes 100% renováveis, por meio do Mercado Livre de Energia.

 

 

 

 

OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto de Chapecó conta com voos regulares operados pela  Azul, GOL e LATAM, conectando o oeste catarinense a Florianópolis (SC), Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP).

 

SOBRE A SOCICAM

Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, urbanos, aeroportuários e portuários, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 53 anos de trajetória, é responsável pela gestão de empreendimentos em todas as regiões do país. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.

 

Sair da versão mobile