Para o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, foi o maior encontro do partido no país
Neste sábado (25), o MDB de Santa Catarina (MDB/SC) realizou uma grande mobilização no Expocentro de Balneário Camboriú. Com mais de seis mil participantes, foram apresentados os pré-candidatos do partido à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
“Este é um momento histórico para o MDB catarinense, onde mostramos que somos o maior partido de Santa Catarina. Estamos unidos, fortalecidos e preparados, pois assim é a nossa militância, que trabalha, que tem coragem e que gosta de fazer a política do bem”, destacou o presidente estadual e vice-presidente nacional do MDB, Carlos Chiodini. O evento reuniu lideranças municipais, estaduais e nacionais, consolidando-se como o maior ato político do ano em Santa Catarina.
Para o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), a mobilização catarinense mostra que a sigla está organizada e pronta para disputar as próximas eleições com protagonismo. Ele iniciou seu discurso lembrando que “Ulysses Guimarães dizia que, no MDB, o mais importante é a nossa militância, a quem ele denominava como ‘Vossa Excelência’. E, tenho orgulho de ver uma militância emedebista tão engajada quanto à catarinense. Posso dizer, que esse não é apenas o maior encontro do partido no Estado, é o maior encontro do MDB do país”.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também prestigiou o evento. Ao cumprimentar a senadora Ivete Appel da Silveira, ressaltou que “Deus é tão bom que permitiu que a dona Ivete, minha suplente, terminasse o mandato no Senado do eterno Luiz Henrique da Silveira”. Ele reforçou que o MDB foi fundamental na sua eleição ao Senado Federal e tem sido um grande parceiro tanto na gestão estadual quanto nas bancadas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Câmara Federal. “E quero dizer para vocês: no ano que vem, vamos estar juntos. Com o Manda Brasa, teremos uma grande vitória. Viva o MDB!”, celebrou o governador.
Também estiveram presentes o ex-senador e presidente de honra do MDB/SC, Neuto de Conto; os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Eduardo Pinho Moreira; a presidente do MDB Mulher/SC, Dirce Heiderscheidt; o presidente da JMDB/SC, Rennã Fedrigo; o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Mauro Mariani; além de prefeitos, vices, vereadores, ex-deputados e lideranças de todo o Estado.
60 anos de história – O evento faz parte das comemorações pelos 60 anos do partido, celebrando sua trajetória de protagonismo e compromisso com o futuro do Estado e do Brasil.
No emblema do MDB/SC, alusivo às comemorações, as cinco estrelas representam os ex-governadores do partido em Santa Catarina: Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner, Paulo Afonso Vieira, Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira. A sigla lançou, ainda, a campanha #orgulhodesercatarinense.
A celebração reforça a força de um partido que ajudou a construir a história de Santa Catarina, consolidando políticas públicas, lideranças e conquistas que marcaram gerações. “Com um olhar voltado para o futuro, o MDB renova seu compromisso com o desenvolvimento do Estado, a valorização e a defesa dos ideais democráticos que sempre pautaram nossa caminhada”, destaca Chiodini.
Pré-candidatos à deputado estadual – Em 2026, devem disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) os deputados Antídio Lunelli, Fernando Krelling, Mauro de Nadal e Tiago Zilli, além de Jerry Comper, hoje licenciado no cargo de secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Também disputarão Adilson Girardi, Cleiton Fossá e Emerson Stein, hoje suplentes. Entre os novos nomes apresentados no evento, estão Andressa Pêra, Bruno Cunha, Chico Folle, Elizeu Mattos, Emerson Maas, João Cobalchini, João Ecker, Joãozinho Matos, Jorge Koch, Kleber Wan-Dall, Marcos Both, Michel Schempler e Nelson Cruz.
Pré-candidatos à deputado federal – Já para a Câmara dos Deputados, devem seguir para reeleição Carlos Chiodini, Rafael Pezenti e Valdir Cobalchini. Entre os aspirantes ao cargo estão Ciro Quintino, Dra Sandra, Dr Elói, Dr Élcio, Gariba, Michell Sombrio, Peron, Rita Lang, Rodrigo Coelho, Sirlei Muller, Teodoro Adão, Vini Amor Animal e Zagonel.
“São excelente nomes, emedebistas com experiência na vida pública e que representam a força e a diversidade do nosso partido. O MDB tem história, tem trabalho e está preparado para continuar contribuindo com o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil”, concluiu Chiodini.


