Blog do Prisco
Destaques

Comissão aprova criação de 864 cargos no Judiciário

A Comissão de Finanças e Tributação apresentou, na manhã desta quarta-feira (20), por unanimidade de votos, parecer favorável a dois Projetos de Leis Complementares (PLC) voltados à criação e alteração de cargos nos quadros de pessoal do Ministério Público (MP-SC) e do Tribunal de Justiça (TJ-SC). O encaminhamento seguiu os pareceres favoráveis apresentados pelo deputado Marcos Vieira (PSDB).

O primeiro deles, o PLC 11/2018, de autoria do MP, cria e transforma cargos na instituição. Em seu relatório, Vieira acatou emenda ao texto aprovada no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O dispositivo, de acordo com o parlamentar, ressalva, na alteração de cargos proposta, cargos em aberto que são objeto de concurso público em vigor, resguardando o direito das pessoas aprovadas que aguardam nomeação.

A principal alteração prevista no projeto é a transformação de 64 cargos já existentes no quadro de pessoal e que se encontram vagos em novo cargo efetivo de nível médio, denominado auxiliar do Ministério Público.

Já o PLC 14/2018, de autoria do TJ, prevê a criação de 402 cargos de assessor jurídico, que serão ocupados por servidores efetivos, e 462 cargos de assessor de gabinete de livre nomeação e exoneração (cargos comissionados) na estrutura do poder. A matéria foi aprovada conforme seu texto original.

Com a decisão, os PLCs seguem para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

foto>Eduardo Guedes de Oliveira, Ag. Alesc

Posts relacionados

TJSC divulga lista de candidatos inscritos para cargos de dirigentes da gestão 2026–2028

Redação

Repúdio da Comissão de Turismo da Alesc

Redação

Justiça Eleitoral completa 80 anos de reinstalação e recebe homenagem da Alesc

Redação
Sair da versão mobile