Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Comissão da OAB-SC repudia PEC dos cartórios

A Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB/SC emitiu nota de esclarecimento e repúdio à PEC
471/05, conhecida como PEC dos Cartórios. A PEC efetiva nos cargos oficiais de cartórios, como tabeliães e registradores, interinos não concursados. Segundo o Conselho Federal da OAB, a matéria é inconstitucional e será objeto de ação direta de inconstitucionalidade, caso seja aprovada. Veja a íntegra da nota:

“A PEC 471/05 (PEC dos Cartórios, PEC do Trem da Alegria, PEC da Imoralidade) – aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados no dia 26/08/2015 – não busca efetivar apenas os interinos de cartórios que assumiram as serventias até 1988 ou até 1994. Muito pelo contrário, a sua redação truncada tem o objetivo velado de tentar efetivar todos os atuais interinos, sem que estes tenham realizado concurso público para tal fim.

A Constituição Federal de 1988 – também denominada Constituição Cidadã – objetivou garantir a moralidade pública, a transparência, a eficiência, a impessoalidade e a isonomia entre todos os brasileiros, ao permitir que qualquer cidadão possa se inscrever e participar de um concurso público. A Constituição objetivou, portanto, outorgar a delegação dos cartórios àqueles que, durante um concurso público, se mostrassem mais aptos e preparados para o exercício das respectivas atividades.

No Brasil de hoje não há mais espaço para privilégios típicos da época da monarquia. O exercício da delegação de cartório extrajudicial na qualidade de interino, por definição, é de natureza precária e provisória, devendo este permanecer à frente do cartório apenas pelo tempo necessário à realização do pertinente concurso público. Os cartórios não podem ser entregues a ninguém por meio da criação de uma espécie de “usucapião do serviço público”.

A inconstitucionalidade da PEC 471/05, que afronta princípios basilares do Estado Democrático de Direito, é evidente, motivo pelo qual a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina também manifesta publicamente a sua desaprovação e repúdio à PEC 471/05”.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile