Comissão de Turismo aprova 5 projetos, incluindo a Rota das Oliveiras e a denominação de Balneário Rincão como Capital Catarinense das Lagoas
Reunida na tarde desta terça-feira (9), a Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Carlos Humberto (PL), aprovou cinco projetos de origem parlamentar e dois requerimentos.
O deputado Napoleão Bernardes (PSD) deu parecer favorável a três proposições:
- PL 1/2025 (deputado Lunelli (MDB)): Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário;
- PL 587/2025 (deputado Altair Silva (PP)): Rota das Oliveiras;
- PL 598/2025 (deputado Volnei Weber (MDB)): Denomina o município de Balneário Rincão como Capital Catarinense das Lagoas.
O parlamentar destacou o aumento do fluxo turístico e a valorização das atividades econômicas das cidades citadas nas matérias, assim como o estímulo à integração regional e as oportunidades de emprego e renda geradas em diferentes regiões de Santa Catarina.
Festival Sertanejo e Ampliação de Rotas
Já o deputado Marcius Machado (PL) foi o relator dos seguintes projetos:
- PL 377/2025 (deputada Paulinha (Podemos)): Cria o evento Na Fazenda – Festival Sertanejo, a ser realizado anualmente em julho em Gravatal;
- PL 738/2025 (deputado Matheus Cadorin (Novo)): Inclui os municípios de Guaruva e Itapoá na Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes.
Todos os projetos de lei vão para deliberação em plenário nesta semana.
Requerimentos Aprovados
O presidente Carlos Humberto requereu convite à presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Margot Rosenbrock, para que participe de reunião do colegiado com o objetivo de apresentar e debater as prioridades e demandas do setor em Santa Catarina.
O deputado Maurício Peixer (PL) apresentou requerimento para a realização de Seminários Regionais de Turismo Religioso em quatro municípios em 2026: Nova Trento (12/3), Joinville (9/4), Ituporanga (18/5) e Içara (28/5).
Perguntas Frequentes
1) Quais novas rotas turísticas foram aprovadas?
Foram aprovadas a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário (PL 1/2025) e a Rota das Oliveiras (PL 587/2025).
2) Qual a nova denominação oficial aprovada?
O município de Balneário Rincão foi denominado como Capital Catarinense das Lagoas (PL 598/2025).
3) O que foi aprovado na área de eventos?
A criação do evento Na Fazenda – Festival Sertanejo, a ser realizado anualmente em julho em Gravatal.


