Comissão especial da Alesc aprova recondução de João Carlos Grando à presidência da Aresc para mandato de quatro anos; autarquia regula serviços públicos em SC
O atual presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), João Carlos Grando, teve seu nome aprovado à recondução ao cargo, para uma gestão de mais quatro anos. Ele preside a autarquia desde 2021, quando assumiu a função, no governo Carlos Moisés.
A indicação ao cargo é prerrogativa do Executivo, mas passou pela análise de comissão especial criada por ato da presidência da Assembleia Legislativa. A comissão contou com as participações dos deputados Marcos Vieira (PSDB), o líder do governo Maurício Peixer (PL), Napoleão Bernardes (PSD), Paulinha (Podemos), José Milton Scheffer (PP), Fabiano da Luz (PT) e Marcius Machado (PL). As vagas foram distribuídas na proporcionalidades das bancadas ou blocos partidários.
Perfil e Experiência do Reconduzido
Fabiano da Luz apresentou parecer encaminhando a aprovação. Advogado e jornalista, Grando já foi secretário de Desenvolvimento Regional, diretor do Badesc, atuou no BRDE, trabalhou no Senado e na Câmara dos Deputados.
Função e Importância da Aresc
A Aresc regula o equilíbrio econômico e financeiro de contratos entre consumidores e empresas que executam serviços básicos como os de fornecimento de água e esgoto, gás natural canalizado, transporte intermunicipal de passageiros e outros serviços delegados, visando garantir a qualidade, segurança e o cumprimento das leis.
Perguntas Frequentes
1) Quem é o presidente reconduzido da Aresc?
João Carlos Grando, que preside a autarquia desde 2021.
2) Qual o período do novo mandato?
O novo mandato, após aprovação da comissão especial, será de mais quatro anos.
3) Qual a principal função da Aresc?
Regular o equilíbrio econômico e financeiro de contratos de serviços básicos como fornecimento de água e esgoto, gás natural canalizado e transporte intermunicipal de passageiros, garantindo qualidade e segurança.


