Blog do Prisco
Destaques

Comissões se reúnem na terça-feira (2) para analisar projetos do Executivo

Na pauta projetos sobre meio ambiente e agropecuária, além de gratificações para o funcionalismo público estadual

FOTO: Rodrigo Corrêa/Agência AL

A Alesc realiza na próxima terça-feira (2), às 9h30, reunião conjunta das comissões permanentes para análise de 13 projetos de lei (PLs) do Poder Executivo. A maior parte das propostas diz respeito a carreiras do funcionalismo público estadual, mas também há matérias relacionadas ao meio ambiente e à agropecuária.

Ao todo, sete comissões estarão envolvidas nos trabalhos: Constituição e Justiça (CCJ); Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Segurança Pública; Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; e Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Confira os projetos que serão apreciados, bem como as comissões responsáveis pela análise de cada proposta:

Projeto de Lei (PL) 642/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Altera o artigo 3º da Lei nº 18.307/2021, que instituiu o Programa de Retribuição por Desempenho de Atividade (PRDA), no âmbito do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC). A alteração solicitada trata simplesmente da substituição da numeração “nº 18/2020” de convênio com o Inmetro, pela palavra “vigente”, sem que haja a necessidade de alterações no texto da lei cada vez que o número de convênio for alterado.

PL 754/2025 – CCJ, Finanças, Trabalho e Segurança Pública
Altera o plano de cargos e vencimentos da Polícia Científica (Lei 15.156/2010) para unificar os cargos existentes em duas carreiras da corporação: Perito Oficial (unificando Perito Criminal, Perito Criminal Bioquímico, Perito Médico-Legista e Perito Odontolegista) e Auxiliar Pericial (unificando-se os cargos de Agente de Perícia Criminal, Agente de Perícia Criminal Bioquímica e Agente de Perícia Médico-Legal). A proposta também visa racionalizar os planos de carreira dos cargos que serão unificados.

PL 770/2025 – CCJ, Finanças, Meio Ambiente e Transportes
Revoga a lei que dispensa do licenciamento ambiental as intervenções destinadas à conservação, manutenção, pavimentação, restauração e revitalização de estradas vicinais nos casos que especifica (Lei 18.569/2022). De acordo com a justificativa, a referida norma confronta a legislação federal sobre questões de licenciamento ambiental.

PL 781/2025 – CCJ, Finanças, Trabalho e Meio Ambiente
Institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, regulamentando lei aprovada em 2010, referente à Política Estadual de Serviços Ambientais (Lei 15.133/2010). O objetivo é que proprietários de terra que prestem serviços ambientais, como a conservação de vegetação nativa, restaurem áreas de vegetação degradada, entre outros, recebam um pagamento – em dinheiro ou na forma de serviços e benfeitorias – do poder público.

PL 851/2025 – CCJ, Finanças, Trabalho e Agricultura
Institui o Programa Coopera Agro SC, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio por meio da ampliação do acesso ao crédito em condições diferenciadas, da atração de capital privado para investimento e do fortalecimento das cooperativas e agroindústrias. As linhas de crédito, por exemplo, vão oferecer taxas de juro de aproximadamente 9% ao ano, com prazo de 10 anos para pagamento e dois anos de carência. O objetivo é que o programa resulte em investimentos de até R$ 1 bilhão, via Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

PL 852/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Trata da concessão de uso de imóvel para a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis.

PL 866/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Altera legislação sobre as taxas estaduais (Lei 7.541/1988) para instituir a isenção da taxa de segurança preventiva na prestação de serviços de segurança preventiva no âmbito externo de eventos esportivos. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) calcula que essa isenção resultará em uma renúncia de quase R$ 440 mil por ano, a partir de 2026, que será compensada com aumento das alíquotas de ICMS do óleo diesel e da gasolina, que entrará em vigor em janeiro.

PL 875/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Institui a Indenização por Fiscalização e Serviços Técnicos Especializados (ISTE), a ser paga a 90 engenheiros e arquitetos concursados e lotados na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

PL 876/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Institui a Gratificação de Atividades de Infraestrutura (GAI) para os servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) com o objetivo de corrigir defasagens salariais acumuladas ao longo dos últimos anos (calculadas em 15%) e valorizar os profissionais da pasta. Projeto deve beneficiar 1.928 servidores, entre ativos e inativos.

PL 877/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Altera vários pontos da legislação que trata da estrutura administrativa do Poder Executivo estadual (Lei Complementar 741/2019). A proposta visa atualizar os valores e uniformizar as funções de confiança e as funções gratificadas, bem como permitir o pagamento de retribuições financeiras e gratificações a servidores ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança. A medida deve beneficiar 2.755 servidores de vários setores do Executivo.

PL 878/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Institui a Gratificação de Governança Administrativa (GGA), visando à recomposição parcial de perdas inflacionárias de servidores da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Secretaria da Casa Civil (SCC), Gabinete da Vice-Governadora, Secretaria de Estado de Planejamento, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Estado da Comunicação, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) e Fundação Escola de Governo (ENA). A proposta também reajusta a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI) em 25% para os servidores abrangidos pela Lei Complementar 676/2016, vedada a acumulação da GGA com a VPNI. Projeto vai beneficiar 1.778 servidores, entre ativos e inativos.

PL 879/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Institui o Plano de Cargos, Carreira e Subsídio dos servidores públicos titulares efetivos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Além da questão salarial, o novo plano define das atribuições de cada cargo, estabelece os grupos ligados à fiscalização e à parte administrativa, bem como cria novas categorias profissionais para o órgão.

PL 880/2025 – CCJ, Finanças e Trabalho
Institui o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Catarina (Procon-SC) e faz alterações na legislação que trata da estrutura administrativa do Executivo estadual (Lei Complementar 741/2019). O objetivo é criar uma lei específica para o Procon, que atualmente funciona por meio de decreto, transformando-a em uma política de Estado, além de instituir um fundo estadual para financiar as ações de proteção ao consumidor. A proposta também faz alterações nos quadros de cargos em comissão e de funções de confiança da Secretaria de Estado da Administração; da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil; e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Posts relacionados

PEC do combate ao superendividamento em SC tem apoio parlamentar na Alesc

Redação

Alesc inicia semana com debates sobre saúde mental, futebol catarinense e direitos das gestantes

Redação

Alesc aprova moção pelos 100 anos da Duas Rodas

Redação
Sair da versão mobile