Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Comitiva de Jaraguá do Sul visita Secretaria da Fazenda de Brusque

Objetivo do encontro é trocar ideias e experiências entre duas das economias top 10 de Santa Catarina

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Brusque recebeu, nesta quinta-feira (22), uma comitiva do município de Jaraguá do Sul. A visita teve como objetivo a troca de experiências e o compartilhamento de informações sobre procedimentos administrativos, gestão fiscal e práticas adotadas na área fazendária.

Durante o encontro, representantes das duas administrações municipais apresentaram rotinas de trabalho, sistemas utilizados e ações voltadas à modernização dos processos internos. A comitiva de Jaraguá do Sul conheceu a estrutura organizacional da Secretaria da Fazenda de Brusque e as ferramentas empregadas na gestão tributária, territorial e financeira do município.

A agenda também incluiu a discussão de boas práticas relacionadas à arrecadação, fiscalização, atendimento ao contribuinte e uso de plataformas digitais. A visita faz parte de uma iniciativa de cooperação entre municípios voltada ao intercâmbio técnico e ao aprimoramento da gestão pública.

Representando o município vizinho, estiveram presentes o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos, ao lado do secretário de Fazenda, Thiago Coelho. Já pelo lado brusquense, compareceram o diretor-geral de Fazenda, Felipe Fabiani, o secretário de Administração e Gestão Estratégica, João Tusset, a chefe de Geoprocessamento, Camila da Silva, e a diretora de Tributos Imobiliários, Caroline Gisele Gadotti.

Essa troca de conhecimentos e experiências, que é uma prática comum entre municípios vizinhos e bem relacionados, é vista como extremamente positiva para ambas as cidades. “A gente está aqui em Brusque conhecendo um pouquinho da vivência deles, falando especificamente sobre o ambiente tributário, dos sistemas, da tecnologia utilizada que afere com mais técnica, com mais agilidade às questões que são inerentes ao ITBI, ao IPTU, que são receitas importantes”, comentou o secretário de Fazenda de Jaraguá do Sul, Thiago Coelho.

“A gente está começando um ano de reforma tributária e é um desafio e uma obrigação nossa procurar municípios que sejam referência. É o caso de Brusque, e é o que a gente pretende conhecer aqui ao longo do dia hoje”, finalizou.

Visitas como esta, em alguns casos, influenciam até em futuras tomadas de decisão. “Estamos sendo muito bem recebidos por essa comitiva para fazer uma troca de experiências, aprender um pouquinho alguns processos administrativos ligados à Fazenda, ligados ao urbanismo, ligados à questão tributária”, disse o secretário de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Anselmo Ramos.

“Também sobre a questão de avaliação de imóveis do município, o sistema que Brusque usa, que nós estamos vindo aqui aprender sobre isso, para poder coletar e tomar algumas decisões na nossa cidade”, completou o secretário.

Do ponto de vista de Brusque, visitas como esta são consideradas uma honra. “Receber a comitiva de Jaraguá do Sul para nós é uma honra. É a sétima economia do Estado de Santa Catarina e nós, Brusque, somos a nona. E a gente tem trabalhado muito bem nas questões tributárias e temos desenvolvido sistemas modernos e grandes iniciativas”, comentou o diretor-geral da Fazenda de Brusque, Felipe Fabiani.

“E aí, quando a gente vê que o pessoal vem aqui aprender com a gente, como é que a gente faz, a gente se sente bastante honrado, principalmente quando é uma economia maior. Recebemos também, em 2025, outras comitivas, sempre mostrando o interesse no nosso trabalho, mas isso também é bom porque eles vêm para aprender alguma situação que a gente compartilha com eles, mas acabamos que também recebemos conhecimentos que eles compartilham conosco”, finalizou o diretor brusquense.

Sair da versão mobile