A OAB SC procedeu ontem à escolha dos candidatos ao quinto constitucional. Os 12 candidatos inscritos tiveram a confirmação de suas participações. A sessão iniciou com o julgamento da impugnação do candidato Márcio Vicari em razão dos argumentos que ontem O Blog antecipou. Na análise da impugnação, o relator identificou que neste momento, apesar dos argumentos trazidos, o candidato detinha os requisitos para participar do pleito. Após a sustentação oral promovida pelo próprio impugnado, o Conselho decidiu acolher o voto do relator e permitir a continuidade do pleito.
Dando sequência à sessão, os 12 candidatos se revezaram na tribuna para a sabatina e apresentação de seus argumentos para a candidatura. Após a manifestação de todos os candidatos, que tiveram três minutos para a apresentação pessoal e responderam a pergunta do Conselho, iniciou-se o escrutínio que confirmou a presença dos 12 candidatos no certame.
Segue a notícia divulgada pela OAB/SC ontem:
“Quinto Constitucional: Conselho Pleno da OAB/SC define candidatos(as) à Lista Sêxtupla nesta quinta-feira (18)
A OAB Santa Catarina realizou, nesta quinta-feira (18), mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Seccional, na sede da OAB/SC, em Florianópolis. A sessão, conduzida pelo presidente Juliano Mandelli, contou com a presença de membros da diretoria da Ordem, conselheiros(as) estaduais, membros honorários natos e vitalícios, demais autoridades do Sistema e advogados(as) catarinenses.
Sabatina Quinto Constitucional
Durante a Sessão, foram definidos pelo Conselho Pleno da OAB Santa Catarina, os 12 candidatos(as) à Lista Sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), oriunda do Quinto Constitucional da Advocacia. A sabatina pública foi realizada no auditório da Seccional em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube (confira aqui).
Em sua fala, Mandelli, destacou o compromisso da instituição com a independência e a transparência em todo o processo: “Essa é a principal mensagem e o principal encargo que precisamos transmitir à advocacia: não há qualquer tipo de pressão por parte da Presidência, da Diretoria ou de quem quer que seja. Tenham a certeza de que, em qualquer decisão — seja no âmbito jurídico ou político —, a Diretoria e eu, como presidente, defenderemos a posição deste Conselho e garantimos a independência de cada um.”
Conheça a lista dos 12 candidatos à Lista Sêxtupla:
- 1º – Mauri Nascimento (OAB/SC 5938) [108 VOTOS];
- 2º – Márcio Luiz Fogaça Vicari (OAB/SC 9199) [106 VOTOS];
- 3º – Giane Brusque Bello (OAB/SC 12303) [105 VOTOS];
- 4º – Martha Carina Jark Stern Bianchi (OAB/SC 15932) [103 VOTOS];
- 5º – Sabine Mara Müller Souto (OAB/SC 21001) [100 VOTOS];
- 6º – Antonio Cesar Poletto (OAB/SC 7477) [99 VOTOS];
- 7º – Willian Medeiros de Quadros (OAB/SC 25792) [98 VOTOS];
- 8º – Giovani de Lima (OAB/SC 13099) [95 VOTOS];
- 9º – Richard Silva de Lima (OAB/SC 11052) [89 VOTOS];
- 10º – Ivan Naatz (OAB/SC 9145) [78 VOTOS];
- 11º – Marco Vinicius Pereira de Carvalho (OAB/SC 32913) [77 VOTOS];
- 12º – Rasquim Teixeira (OAB/SC 38291) [71 VOTOS].
(A inscrição mais antiga é critério de desempate.)
A Comissão é presidida pelo conselheiro estadual Thiago Custódio Pereira, tendo como membros: a conselheira Estadual, Paula Cristhina Boeira Mendes (OAB/SC 54.570); conselheira Estadual, Kaline Perondi Astolfi (OAB/SC 19.407); conselheiro Estadual, Rafael Luiz Siewert (OAB/SC 30.361); presidente da OAB Tubarão, Breno Angioletti Licio (OAB/SC 29.673); presidente da OAB Lages, Gabriel de Oliveira Antunes (OAB/SC 35.567); presidente da OAB Balneário Piçarras, Samantha de Andrade (OAB/SC 30.202).
A votação
No dia 6 de outubro acontecerá a votação para a escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB/SC — um momento importante em que a advocacia participa diretamente da definição dos nomes que serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e que, posteriormente, comporão a lista tríplice para o preenchimento da vaga destinada à advocacia.
Além do cadastro atualizado, os profissionais que forem votar precisam estar regularmente inscritos nos quadros da OAB/SC, assim como em dia com as obrigações junto à Tesouraria.
Divulgação
Os critérios para a divulgação das 12 candidaturas à Lista Sêxtupla, bem como os limites estabelecidos para as propagandas na próxima etapa do pleito, serão definidos por resoluções da OAB Santa Catarina, no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil.
Presenças: Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Óliver Jander Costa Pereira, secretário-geral da OAB/SC; Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC; Jean Leomar, diretor tesoureiro da OAB/SC; Deborah Gumz Lazzaris, tesoureira adjunta da OAB/SC; Rafael de Assis Horn, conselheiro federal da OAB, coordenador-geral das Comissões do CFOAB e membro honorário vitalício da OAB/SC; Cláudia Prudêncio, conselheira federal da OAB e membra honorária vitalícia da OAB/SC; Adriano Zanotto, membro honorário vitalício da OAB/SC; membros natos da OAB/SC, João José Ramos Schaefer e Amauri João Ferreira; Eduardo de Mello e Souza, conselheiro federal da OAB; Andreia Dota, conselheira federal da OAB; Isabela Medeiros, diretora Administrativa da OAB/SC; Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC; César Augusto Wolf, diretor de Relações Institucionais da OAB/SC; Rui Cesar Voltolini, diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/SC; Helena Paschoal Pitsica, diretora de Educação Jurídica da OAB/SC; Isadora Guimarães Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC; Rapahel dos Santos Bigaton, diretor de Interiorização da OAB/SC; Vanessa Azevedo Barcelos, diretora de Tecnologia e Inovação da OAB/SC; Rejane Sánchez, diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC; Adriano Tavares da Silva, diretor de Relacionamento com a Justiça de SC da OAB/SC; Luis Bessa Neto, diretor de Relacionamento com a Justiça Eleitoral de SC da OAB/SC; Guilherme Silva Araújo, diretor de Assuntos Penais da OAB/SC; Erivelton Fileti, ouvidor-geral da OAB/SC; André Barreto, ouvidor-geral adjunto da OAB/SC; Luciane Mortari Zechini, ouvidora da Mulher da OAB/SC; Hélio Brasil, presidente do TED da OAB/SC; Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC; Rodrigo Soethe, secretário-geral da CAASC; Janaína Barea Corbari, secretária-geral adjunta da CAASC; Clarissa Medeiros, diretora de Inclusão Digital da CAASC; Ezair Meurer, diretor-geral da ESA/SC; Rafael Búrigo Serafim, controlador-geral da OAB/SC e Rodrigo Prigol, controlador-geral adjunto da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC”