Notícias - Lateral

Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito reúne público recorde

Mais de duas mil lideranças cooperativistas de todo o Brasil prestigiaram a abertura do 12º CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. Aberto na noite de quarta-feira (21), no CentroSul, em Florianópolis/SC, o evento segue nesta quinta e sexta-feiras com palestras, painéis, TEDs, Feira de Negócios e espaço FintechCoopLab. O congresso é promovido pela Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, ao lado das filiadas Sicoob SC/RS e Unicred SC/PR.

O presidente da Confebras, Kedson Macedo, saudou os presentes anunciando o maior evento da América Latina de cooperativismo de crédito, pela segunda vez sediado em Santa Catarina, e com um número recorde de mais de 2 mil participantes. Em seguida, o presidente do  Sistema Unicred, José Maria de Azevedo, declarou que os grandes bancos internacionais são os maiores do sistema financeiro mundial, “porém nós somos os melhores, pois a pessoa vem em primeiro lugar”. O chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, José de Almeida Furlani, anunciou que, em breve, a instituição apresentará linhas de negociação para equalizar o atendimento a todo o sistema, haverá reforço na supervisão auxiliar das centrais e aprimoramento na legislação sobre as entidades de auditoria cooperativa. Já o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, encerrou a cerimônia de abertura afirmando que “vivemos um momento de ‘disruptura’ que começou no processo político e logo vai chegar ao econômico. Temos que ocupar nosso espaço e ser protagonistas desta história”, finalizou.

Nizan Guanaes palestra no Concred – fotos>Imagem e Arte, divulgação

Na cerimônia, foram lançados três livros pela editora Confebras, todos ligados à experiência do Cooperativismo: “Os pinheirinhos continuam firmes”, de Antônio Menezes, “O Milagre da Cooperação, do autor Marcelo Correa e uma obra traduzida para o  inglês “Financial Cooperativism”, do autor Ênio Meinen. Ainda participaram da abertura o presidente do Sicoob Central SC/PR, Rui Schneider da Silva; o presidente da Unicred Central SC/PR, Remaclo Fischer Junior; o presidente do Sistema Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock;  o presidente do Sistema Cresol, Cledir Magri; o presidente do FGCoop, Bento Venturim; o presidente do Sistema Sicoob, Henrique Vilares e o presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, Alain Declarcq.

  

PROTAGONISMO E SINERGIA

“Não há nada mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou”. Desta forma o publicitário Nizan Guanaes definiu o cooperativismo na palestra magna de abertura do 12º CONCRED. “Antes o cooperativismo era visto como coisa do passado, mas o mundo de hoje é de cooperação. Basta saber se vocês estão preparados para o jogo grande”, afirmou. Nizan alertou para a necessidade de associações com objetivo de ampliar os negócios e o risco de se olhar os concorrentes como inimigos. “O cooperativismo é forte no local de origem, mas precisa conquistar o País e, depois, conquistar o mundo. Por isso não pode ter medo do mundo, tem que sair da zona de conforto e pensar grande”.

WORKSHOP LIDERANÇA

As associadas da Confebras começaram as atividades antes mesmo da abertura do CONCRED, na tarde de quarta-feira (21), participando do workshop Liderança – O papel dos líderes nos novos tempos, com o consultor e estrategista José Davi Furlan. “É fundamental despertar o espírito de transformação nas pessoas e organizações. Transformação é mais do que a mudança que sempre ocorre: é virar a mesa”, resumiu Furlan. Para ele, o maior problema do cooperativismo ainda é o desconhecimento da população sobre o modelo. “É preciso divulgar, mas não pelo marketing tradicional e sim nas redes sociais”, alertou. De acordo com Furlan, a missão dos líderes é se aproximar dos clientes, com autenticidade e verdade.

PRÊMIO CONCRED VERDE

As práticas sociais, ambientais e financeiras inovadoras e de maior impacto nas comunidades foram premiadas na abertura do congresso pelo Prêmio CONCRED Verde, que está em sua quinta edição. Um total de 56 ações e projetos que levam assinatura das cooperativas de crédito de todo o País foram inscritos na premiação. Confira os vencedores:

CATEGORIA – HARMONIA SOCIAL

1º lugar – Juventude Cooperativista Lideranças (Cresol Santa Lúcia – PR)

2º lugar – Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira (Sicoob Credichapada – MG)

3º lugar – Sicoob Sabor – Festival Gastronômico (Sicoob Credisul – RO)

CATEGORIA – ECONOMIA FUNCIONAL

1º lugar – Parcerias Comerciais (Sicoob Barracred Cosan – SP)

2º lugar – Projeto Posto Digital (Sicoob Credijustra – DF)

3º lugar – Jovem Empreendedor Primeiros Passos (Sicoob Coopermec – MG)

CATEGORIA – EQUILÍBRIO AMBIENTAL

1º lugar – Ambiental Sicoob Credija – SC (Sicoob Credija – SC)

2º lugar – Projeto Água Limpa Mais Saúde (Sicoob Credicaru – SC)

3º  lugar – Somos todos Guaporé (Sicoob Credisul – RO).

A programação do evento está sendo transmitida ao vivo pelo Canal Cooperativo:

www.canalcooperativo.com.br

Posts relacionados

ACIC recebe prefeito de Florianópolis Topázio Neto

Redação

Kassab cita Topázio Neto como referência do PSD em SC

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação
Sair da versão mobile