Maise conta que descobriu sua paixão pela culinária ainda criança, inspirada pelo ambiente familiar, já que muitos de seus familiares atuam como cozinheiros
A mais nova representante de Florianópolis para a 4ª temporada do programa Vida de Merendeira, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é Maise Ferreira de Jesus, 41 anos. Ela foi inscrita pela prefeitura de Florianópolis, para quem presta serviços atuando como cozinheira da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, do bairro João Paulo.
O Programa, transmitido em formato de reality show no Canal Educação (https://canaleducacao.ebc.com.br/) e na tv, valoriza o trabalho de merendeiras e merendeiros da rede pública, mostrando habilidades culinárias, histórias de vida e a importância da alimentação escolar saudável no Brasil e em outros países.
Contratada para a prefeitura por meio da empresa SEPAT, do Grupo Orbenk, conta que descobriu sua paixão pela culinária ainda criança, aos 9 anos, inspirada pelo ambiente familiar, já que muitos de seus familiares atuam como cozinheiros. “Mais do que um ofício, encontrei na cozinha uma verdadeira vocação”, explica.
O desejo de se tornar merendeira nasceu do prazer em ver a alegria das crianças ao se alimentarem. A influência de sua mãe, que também era cozinheira, foi fundamental nesse caminho.
Dessa forma, em 23 de junho de 2015, Maise iniciou sua trajetória como merendeira na SEPAT. Desde então, concilia uma jornada dupla de trabalho: além de seu compromisso com a empresa, atua também como cozinheira no Restaurante Cantinho da Ostra, localizado em Santo Antônio de Lisboa. Com dedicação e amor pelo que faz, Maise segue transformando ingredientes em afeto e cuidado.
Na SEPAT, a merendeira se destaca como colaboradora exemplar, que segue cada orientação com atenção, dedicação e responsabilidade. Executa suas tarefas com cuidado e comprometimento, sempre buscando excelência em tudo o que faz. Sua postura profissional reflete não apenas competência, mas também um cuidado especial com o trabalho e com a equipe.
Sua dedicação e disciplina são referências para as demais colaboradoras, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Sua competência técnica tem um impacto positivo na equipe, motivando e influenciando as meninas com seu exemplo de responsabilidade, comprometimento e postura ética.
Agora, ao embarcar em uma nova experiência representando nossa instituição em um concurso, Maise leva consigo não apenas seu talento e dedicação, mas também a essência da nossa equipe e do trabalho que realizamos juntas. Seu desempenho e profissionalismo nos enchem de orgulho e confiança.
Formação e especialização
Todos os anos, Maise participa dos processos de especialização promovidos pela SEPAT, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos e práticas na cozinha escolar. Entre os cursos teóricos que realizou, destacam-se temas importantes como a importância de um olhar atento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a seletividade alimentar, contribuindo para um atendimento mais acolhedor e inclusivo no ambiente escolar.
Além da teoria, Maise também se dedica à prática. Já participou de dois cursos práticos realizados nas cozinhas da Universidade Estácio de Sá e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) sempre em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e SEPAT, onde desenvolveu receitas adaptadas à realidade das unidades escolares.
Em julho deste ano, participou de mais um curso prático, que teve um formato dinâmico e desafiador, semelhante a um “Mini MasterChef”. Nele, Maise recebeu um ingrediente surpresa e teve que criar uma receita a partir dele — uma experiência que estimulou sua criatividade e reforçou seu compromisso com a alimentação escolar de qualidade.
Pronta para o Reallity Show
Maise viajou na última terça-feira (14) para dar início às gravações em São Paulo. Mas antes de embarcar, produziu, juntamente com suas colegas de trabalho, 1.200 unidades de mini pizzas para servir a todos os estudantes da unidade escolar onde ela trabalha em prol do dia das crianças. “Eu tenho amor no que faço e ver o rostinho de cada criança bem alimentada é muito gratificante”, afirma Maise.
Sobre a experiência de viajar, ela confessa um misto de ansiedade e encantamento. “Nunca saí de Floripa, nem andei de avião, muito menos sem meu marido, com quem sou casada há 23 anos. Mas estou ansiosa com a experiência”, confessa a merendeira. Casada, tem dois filhos e um neto, Maise nunca ficou longe da família. É a primeira vez. Mas a família toda da Maise está super incentivando-a neste reality show.
Para a nutricionista da rede, Lidiamara Dornelles, a escolha de Maise não foi só pelo talento culinário, mas pela forte conexão com Florianópolis. “Não existe ninguém mais manezinha que ela que, além de tudo é torcedora do Avaí”, concluiu.
Há 39 anos no mercado, o Grupo Orbenk, 100% nacional, reúne mais de 33 mil colaboradores, sendo 700 alocados em sua Central de Serviços Compartilhadas (CSC), na sua sede, em Joinville (SC). Seus serviços totalmente customizados envolvem soluções prestadas pelas empresas Orbenk Segurança, Orbenk Limpeza, Sepat e Vantax, que juntas atuam em 1.120 clientes, sendo 750 empresas privadas e 370 instituições públicas, como escolas, hospitais, portos, indústrias, condomínios empresariais e shoppings.