Reunião reforçou eficiência financeira, avanços no saneamento e alinhamento estratégico para o próximo ano
O Conselho de Administração da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) realizou na tarde desta segunda-feira (17) uma reunião de avaliação dos resultados financeiros e investimentos ao longo de 2025. Até outubro deste ano, o superávit já estava em R$ 30 milhões em relação a previsão orçamentária anual de R$ 124 milhões. Dos investimentos, R$ 12,5 milhões foram destinados ao sistema de tratamento e rede de água e R$ 49,9 milhões aplicados no tratamento e na rede de esgoto, reforçando a capacidade operacional e a infraestrutura do saneamento municipal.
Presente da reunião, a prefeita Juliana Pavan destacou que 2025 tem sido um ano de resultados consistentes para a Emasa, especialmente pela eficiência administrativa, equilíbrio financeiro e volume de investimentos. “A Emasa fez um trabalho exemplar, recuperou credibilidade, acelerou investimentos e entregou respostas importantes para a cidade. Em menos de um ano, tivemos resultados como a solução do mau cheiro na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Nova Esperança e a elevação da eficiência da ETE, que chegou a 95%”, afirmou.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, reforçou que a reunião com o Conselho fortalece o trabalho institucional e garante que todas as ações estejam alinhadas às diretrizes da administração municipal. “A Emasa está forte, organizada e com planos ousados para 2026. Neste momento, por exemplo, estamos avançando com o projeto Praia 100% Limpa, atualmente com frentes de trabalho na Rua 3700 e prestes a seguir para a Avenida Brasil, com o objetivo de melhorar ainda mais a balneabilidade e a qualidade do saneamento na cidade”, relatou.
Além da diretoria e equipe técnica da Emasa, participaram também da reunião o procurador do município, Diego Montibeler, a secretária de Saúde, Aline Leal, e a secretária interina de Governo, Inovação e Orçamento, Kattiúcia Villain.
Sobre o Conselho
O Conselho Administrativo da Emasa se reúne esporadicamente ao longo do ano para referendar ações da autarquia, opinar e aconselhar a administração, contribuindo para o alinhamento institucional e estratégico da empresa. Além das pautas administrativas, o colegiado também discute diretrizes e ações planejadas para os próximos meses, garantindo que a Emasa avance com segurança técnica, responsabilidade financeira e foco nos serviços essenciais. A próxima reunião agora deve acontecer em 2026.


