Destaques

Criciúma é destaque em Santa Catarina com a 5ª maior geração de empregos em março de 2025

O município registrou saldo positivo de 665 novas vagas

Criciúma segue se consolidando como uma das principais potências econômicas de Santa Catarina. Dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apontam que o município registrou saldo positivo de 665 novas vagas de trabalho com carteira assinada em março de 2025, ocupando a 5ª posição entre as cidades catarinenses que mais geraram empregos formais no período.

“Criciúma tem investido em infraestrutura, capacitação e sobretudo na criação de um ambiente favorável para os negócios. Esse crescimento na geração de empregos reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.
O setor de serviços foi, mais uma vez, o principal impulsionador da geração de empregos na cidade, com 453 novas vagas. A indústria aparece em segundo lugar, com 100 contratações, seguida do comércio, com 85, e da construção civil, com 27 novos postos de trabalho. Com esse resultado, Criciúma chega a um total de 80.563 empregos formais ativos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Fabris, o destaque contínuo do setor de serviços reforça a importância da diversificação da economia criciumense.
“Mais de 38 mil trabalhadores estão empregados com carteira assinada somente no setor de serviços. Além disso, como tem ocorrido ao longo dos últimos meses, os jovens foram os mais contratados, o que demonstra o vigor e a renovação do nosso mercado de trabalho”, explicou Fabris.
Recorde na abertura de empresas
Outro dado que reforça o bom momento da economia de Criciúma é o crescimento na abertura de novos negócios. Entre janeiro e março de 2025, a cidade registrou 2.434 novos CNPJs, um aumento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Do total de empresas criadas, 1.866 são Microempreendedores Individuais (MEIs). Classificadas por porte, 2.368 são microempresas, 32 empresas de pequeno porte, e 34 se enquadram em outras categorias.
Central de Empregos
Para facilitar a conexão entre empregadores e trabalhadores, o município mantém a Central de Empregos, localizada na Galeria do Terminal Central. No local, empresas podem cadastrar vagas e os candidatos inserem seus currículos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de forma presencial ou pelo site empregos.criciuma.sc.gov.br.

Posts relacionados

No 1° tri, indústria de SC foi a 2° que mais gerou empregos no país

Redação

Jo Cintra, pioneira no turismo tailor made em SC, comemora 50 anos de atividade no setor

Redação

Saldo de empregos de Santa Catarina é o terceiro melhor do país

Redação
Sair da versão mobile