Blog do Prisco
Destaques

Criciúma lidera ranking de Acesso à Educação na Região Sul do Brasil

Estudo avalia os municípios mais competitivos do país

Com investimentos contínuos e foco na qualidade do ensino, Criciúma conquistou a primeira posição no indicador de Acesso à Educação da Região Sul, na sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. Já no cenário nacional, a cidade ocupa a 24ª colocação do indicador. O levantamento é elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) e avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, responsáveis por concentrar 60% da população do país.

“Esse resultado é motivo de muito orgulho para Criciúma e representa o reconhecimento de um trabalho contínuo. O levantamento mostra que estamos no caminho certo, investindo em políticas que garantem oportunidades iguais para todas as nossas crianças e jovens. Educação é o maior instrumento de transformação social, e ver nosso município reconhecido por isso reforça nosso compromisso com o futuro da cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

O pilar de acesso à educação avalia critérios relacionados a oferta de ensino básico e à capacidade dos municípios em assegurar que crianças e jovens tenham acesso à escola. Entre os indicadores, estão: taxa de atendimento na educação infantil, taxa líquida de matrícula no ensino fundamental e médio, além de alunos em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e médio.

O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, destacou que o resultado reflete a valorização do ensino e o fortalecimento das políticas educacionais no município. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, que envolve professores, gestores, famílias e toda a comunidade escolar. Acreditamos que investir em educação é investir nas próximas gerações e no desenvolvimento sustentável do município”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o resultado do estudo evidencia que a qualidade em infraestrutura, a permanência dos estudantes nas escolas e a ampliação de vagas são fatores decisivos para o desenvolvimento social e econômico. “O resultado confirma o que vivenciamos no dia a dia: a dedicação de toda a rede de ensino para oferecer uma educação de qualidade. A Administração Municipal investe constantemente em estruturas modernas, criando condições para que cada aluno permaneça e se desenvolva. Essa conquista é de toda a comunidade escolar”, declarou Geovana.

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é publicado anualmente pelo CLP, com base em uma metodologia internacional e na consulta a especialistas. Neste ano, Criciúma conquistou, também, a 23ª posição nacional geral do ranking, entre as cidades mais competitivas do país, a 8ª colocação entre os estados do Sul do Brasil e o 5° lugar em Santa Catarina.

Composto por 65 indicadores, o levantamento é organizado em 13 pilares temáticos e três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Além disso, o ranking evidencia os potenciais de cada município, sendo que entre os pilares estão: qualidade e acesso à saúde, qualidade e acesso à educação, segurança, saneamento básico, sustentabilidade fiscal, inovação e dinamismo econômico.

O objetivo é oferecer uma ferramenta prática e baseada em dados para apoiar gestores públicos, cidadãos e setor privado na construção de políticas públicas mais eficazes e no direcionamento de investimentos. De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, o estudo é considerado uma ferramenta essencial de diagnóstico e planejamento estratégico para os municípios.

“O ranking é uma ferramenta que nos permite enxergar com clareza onde estamos e quais caminhos podemos aprimorar. Ele serve como um diagnóstico estratégico que orienta nossas políticas públicas e ajuda Criciúma a planejar seu crescimento de forma cada vez mais eficiente e sustentável”, explicou Pavan.

A análise busca mensurar, de modo comparativo, a capacidade dos municípios de gerar bem-estar social e condições favoráveis para o desenvolvimento econômico sustentável. A proposta é oferecer uma ferramenta de diagnóstico que identifique boas práticas, aponte desafios e apoie a criação de estratégias que fortaleçam a gestão pública e a atração de investimentos.

Posts relacionados

Em painel na Acic, Ronaldo Caiado aborda educação, segurança e economia

Redação

Prefeito de Criciúma recebe governador de Goiás para fortalecer parcerias e troca de boas práticas

Redação

Governo de Criciúma assina Ordem de Serviço para reforma do Campo Esportivo do bairro Argentina

Redação
Sair da versão mobile