Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Dalirio relata projeto que destina recursos do pré-sal para Fundeb

Metade dos recursos derivados da exploração do petróleo na camada pré-sal e vinculados à educação deverão ser destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), segundo determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 307/15, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), aprovado nesta terça-feira (3) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Esse montante, segundo a proposta, não contará como parte da contribuição mínima devida pelo governo federal à manutenção do próprio Fundo. O objetivo do projeto, como ressaltado por Coelho e pelo relator, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), é possibilitar que de fato os recursos provenientes do pré-sal se traduzam em mais recursos ao setor, não deixando que o governo federal faça uma espécie de “jogo contábil”.
“Só no ano passado os repasses superaram R$ 1,5 bilhão. Poderia ter sido mais, se a Justiça não houvesse concedido uma liminar contra a regra”, informou Beber.
O senador ressaltou também que esses recursos ainda representam menos do que o governo, por força de lei, destina ao Fundeb anualmente, apesar de as perspectivas em relação ao pré-sal possibilitarem um cenário melhor em médio e longo prazos. A proposta será analisada agora, de maneira terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Foto: Gerdan Wesley, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile