Notícias - Lateral

Defensoria Pública de SC adere à campanha contra corrupção

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE) aderiu à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. O Termo de Cooperação e Adesão à campanha, apoiada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi assinado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, e visa a contribuir na prevenção da ocorrência de corrupção, por meio da educação das atuais e futuras gerações e estimular as denúncias populares relativas a atos ilícitos.

Com a parceria, a Defensoria Pública comprometeu-se em realizar, no mínimo, quatro debates por ano, em seus núcleos no interior do Estado, abertos a toda sociedade a respeito ao combate da corrupção. A DPE vai, também, fixar cartazes em todos os municípios que possui núcleo de atendimento ao público, disponibilizar folhetos explicativos da campanha, divulgá-la no site e em todo material de correspondência do órgão, como por exemplo, cartas, e-mails, memorandos e envelopes de correspondência.

O Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, declarou, durante a assinatura do termo de cooperação, que “o antagonismo por vezes no âmbito processual não pode ser empecilho nas lutas institucionais que, travadas juntas, fortalecem a toda sociedade.”

Para o Defensor Público-Geral, Ivan César Ranzolin, a parceria aproximará a instituição da sociedade e ampliará a
discussão sobre o tema corrupção. “Já agendamos para o dia 12 de agosto em Blumenau um debate aberto ao público para debatermos sobre a campanha”, adiantou Ranzolin.

O Vice-Coordenador Estadual da Campanha e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, afirmou que é uma satisfação ter a Defensoria Pública neste Projeto. “Essa ação conjunta vai unir as instituições e fortalecer as ações da campanha, contribuindo para conscientização de toda sociedade acerca do tema corrupção”, frisou.

O Defensor Público Ralf Zimmer Junior, coordenador do projeto no âmbito da Defensoria, também participou do ato de adesão a campanha.

“O que você tem a ver com a corrupção?”

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi criada em 2004 pelo Promotor Affonso Ghizo Neto, na Comarca de Chapecó, e visava atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem viés educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

Foto: reprodução

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação
Sair da versão mobile