Blog do Prisco
Manchete

Deputada catarinense protocola PEC para assegurar sustentação oral dos advogados

Diante das recentes polêmicas envolvendo ministros do STF e alertas de advogados quanto à violação de garantias da ampla defesa, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou a PEC das Prerrogativas e está recolhendo assinaturas para sua tramitação. A proposta inclui os direitos inerentes à advocacia expressamente na Constituição Federal e prevê o fim dos vetos à sustenção oral nos tribunais superiores.

“Não podemos admitir que um ministro do STF cale a voz da advocacia e deboche de notinhas da OAB, como recentemente assistimos o ministro Alexandre de Moraes se portando em uma sessão televisionada sem a mínima vergonha. O Estado Democrático de Direito precisa ser preservado diante das vontades de quem está sentando na cadeira de ministro. A política do ‘Eu sou a lei’ remete ao sistema absolutista, à ditaduras, ao fim da democracia. Não admitiremos esse retrocesso”, afirma Zanatta.

O episódio envolvendo a recusa de Moraes para conceder uma sustentação oral não foi bem recebido por advogados. A justificativa também não agradou, Moraes usou o regimento interno do STF para sobrepor garantias constitucionais. A deputada Julia Zanatta afirma que sua PEC evitará que esse tipo de situação volte a ocorrer. “Precisamos ser firmes para barrar abusos de qualquer ordem que inflem o poder do Estado e enfraqueçam a advocacia e o cidadão”, concluiu.

A PEC das Prerrogativas precisa da assinatura de 171 parlamentares para prosseguir sua tramitação no Congresso Nacional. A deputada catarinense informou que a proposta já inicia com o apoiamento de cerca de 20 deputados.

Posts relacionados

Podemos-SC no rumo do PSDB

Redação

Deputado Valdir Cobalchini comemora aprovação da PEC do Alívio Fiscal aos municípios

Redação

Deputada Renata Abreu receberá título de Cidadã Catarinense na Alesc

Redação
Sair da versão mobile