Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Deputado Mário Motta concede homenagem à FAHECE pela gestão do HEMOSC, CEPON e SAMU

Nesta quinta-feira, 14 de março, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou homenagem à Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE) pelo aniversário de 30 anos de entidade. Proposta pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), o reconhecimento visa destacar e agradecer os inestimáveis serviços prestados à sociedade catarinense.

A FAHECE é uma instituição privada, sem fins lucrativos, filantrópica e qualificada como Organização Social, responsável pela gestão do HEMOSC, CEPON e SAMU em Santa Catarina. Tem por finalidade a prestação de serviços de saúde, execução da gestão de unidades públicas de saúde, promoção da saúde e disseminação de conhecimentos por meio de eventos sociais, culturais, esportivos e educacionais.

Ao longo das três décadas de atuação, busca disponibilizar um atendimento de qualidade aos catarinenses, especialmente na assistência às áreas de sangue e do câncer, para, assim, cumprir a missão de fortalecer a esperança dos cidadãos que buscam os serviços de saúde do SUS. Para isso, promove continuamente o aprimoramento do sistema por meio da qualificação da equipe, da excelência da gestão e implementação de novas tecnologias, o que vem tornando as unidades catarinenses em destaque nacional.

É o caso, por exemplo, do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil. No ano passado, o Centro ampliou em 23% o número de cirurgias em pacientes com câncer, em comparação com 2022. De janeiro a dezembro de 2023, foram realizadas 3.454 cirurgias contra 2.798 no ano anterior.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) também encerrou o ano registrando crescimento nas doações de sangue em comparação com o ano anterior. Em 2023, 135.166 pessoas doaram sangue, e dessas, 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram esse ato pelo menos duas vezes durante o ano.

As Unidades de Suporte Avançado (USAS) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também são administradas pela Fundação, realizaram em 2023 um total de 37.099 ocorrências, o que representa um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população em relação ao ano anterior. De acordo com a FAHECE, a ampliação do serviço com investimentos em novas unidades, qualificação de equipamentos e gestão ajudam a explicar esse avanço dos números.

“Nesta quinta-feira, a Alesc concede homenagem a FAHECE que há 30 anos atua visando o desenvolvimento tecnológico, de ensino, pesquisa e assistência na área de sangue e no combate ao câncer, oferecendo serviços e soluções para aprimorar o sistema de saúde e oferecer aos cidadãos um atendimento cada vez melhor. Reconhecer a Fundação é reconhecer um trabalho que tem como prioridade a saúde dos catarinenses”, ressalta o deputado Mário Motta.

 

 

Posts relacionados

Em noite de novela, Fernando Marcondes recebe homenagem do governo de SC por sua contribuição ao turismo catarinense

Redação

“Hoje, eu vou ocupar esta tribuna para cometer um crime e sair daqui preso”

Redação

Deputado Cobalchini apresenta emenda e consegue compensação aos municípios em projeto do Imposto de Renda

Redação
Sair da versão mobile