Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Deputado Rodrigo Minotto critica Reforma da Previdência

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) fez um contundente discurso na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (22) contra a PEC 287, da Reforma da Previdência Social. A proposta do Presidente Michel Temer concentra um radical conjunto de mudanças desde a Constituição/1988 e tem como pano de fundo o equilíbrio orçamentário e fiscal.

“A narrativa sobre o déficit da Previdência traz subjacente cortes nos gastos sociais, ainda que demande sacrifícios ao conjunto de trabalhadores brasileiros. A reforma prevista dificulta o acesso aos benefícios, exige maior tempo de contribuição e reduz os valores a serem recebidos de aposentadorias e pensões”, discursou.

Deputado considera a PEC 287 uma mudança “radical”

O parlamentar citou um estudo da professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Lobato. “Se cumprir todas as exigências o aposentado terá direito a apenas 76% do valor integral da aposentadoria, o que significa que para chegar a 100% deverá trabalhar 24 anos a mais, de modo que isso só seria possível se o cidadão começasse a trabalhar aos 16 anos e mantivesse ininterruptamente um emprego formal pelos 49 anos seguintes”, lamentou.

Para o líder do PDT, o déficit no caixa da Previdência resulta dos benefícios, renúncias e desoneração fiscal que o governo concede a grandes empresas do setor privado. “O desmonte do sistema previdenciário representa a barbárie e a negação do direito previdenciário construído pela democracia brasileira. Este modelo já aplicado no Chile e Argentina não tem resistido às crises. O circo está armado”, afirmou Minotto.

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile