Destaques

Desembargadora confirma decisão de primeiro grau e mantém suspensos decretos de Içara

Ontem, no final do dia, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por decisão da Desembargadora Denise Francoski, entendeu por bem em indeferir o pedido de medida liminar no recurso interposto pelo Município de Içara.

O recurso do Município se voltava contra a decisão do Juiz Fernando Dal Bó Martins, da Comarca de Içara, proferida no mandado de segurança impetrado pelo Consórcio Ilumina Içara, vencedor da licitação para a parceria público-privada do sistema de iluminação pública de Içara.

Desembargadora Denise Francoski – fotos>divulgação

O TJSC confirmou o acerto da decisão do Magistrado de primeiro grau, que afastou a aplicação de dois Decretos expedidos pela Prefeita Dalvânia Cardoso.

Entenda o caso: Tão logo assumiu o mandato, a Prefeita decretou a suspensão da parceria público-privada do sistema de iluminação pública (Decreto 007/2021) e posteriormente decretou a instauração de processo administrativo para a rescisão unilateral do contrato (Decreto 043/2021).

Vale lembrar que o Blog acompanha este caso por conta da importância das parcerias público-privadas e noticiou em 15.02.2021, a polêmica decisão da Prefeita de tentar por fim ao contrato.

Segundo o advogado Tiago Jacques (foto), que patrocina a defesa do consórcio vencedor da licitação e é também presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas da OAB/SC, “a decisão do TJSC indica que o Poder Judiciário está atento para a importância das parcerias público-privadas no estado de Santa Catarina, bem como da relevância de que as partes (parceiro público e privado) respeitem os contratos”. Jacques, ressalta ainda, que “contratos de PPP são projetos de estado e não de governo, pois são de longo prazo, ultrapassam vários mandatos e que o legislador foi feliz ao limitar no art. 38 da Lei Federal nº 8.987/95, os possíveis arroubos autoritários e interferência políticas nestes contratos.”

Posts relacionados

Em parceria com Governo, Prefeitura instala mais de 230 postes de luz LED na SC 401 e 403

Redação

Com apoio da QLuz Itajaí, Marcílio Dias fortalece presença no cenário esportivo

Redação

UFSC não pode deliberar para mudança do nome enquanto TRF4 não decidir sobre recurso

Redação
Sair da versão mobile