Blog do Prisco
Manchete

Dia das Mães impulsiona as vendas no setor supermercadista em Santa Catarina

Terceira data mais relevante para o varejo alimentar no Brasil, o Dia das Mães representa uma oportunidade de crescimento para os supermercados catarinenses. Segundo dados da Scanntech, o faturamento das redes supermercadistas durante a semana do Dia das Mães de 2024 cresceu 11,3% em relação a 2023, consolidando a ocasião como estratégica para o setor, atrás apenas do Natal e da Black Friday em importância para o canal alimentar.

Em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reforça que o desempenho positivo reflete a capacidade do setor em adaptar sortimento, promoções e atendimento para datas comemorativas. A cesta de compras para o Dia das Mães reúne tanto itens alimentares típicos como carnes, sobremesas prontas e vinho, quanto produtos presenteáveis, como perfumaria, itens de cama, mesa e banho, eletrodomésticos e flores.

“É um momento em que muitas famílias optam por reunir-se em casa e preparar almoços especiais. Por isso, os supermercados investem em oferecer produtos que agregam valor à celebração, aliando conveniência, variedade e experiências afetivas de compra”, afirma o Presidente da Acats, Alexandre Simioni.

De acordo com o estudo, embora os itens presenteáveis tenham apresentado os maiores índices de crescimento em valor, como eletrodomésticos (+58,7%), perfumes femininos (+51,4%) e produtos de cuidados pessoais, foram os itens alimentares que mais contribuíram para o faturamento total da cesta, com destaque para sucos (+26,9%), frango (+20,2%) e sobremesas prontas (+11,6%).

As redes supermercadistas também ampliaram esforços em marketing e ambientação de loja, com ações promocionais, embalagens comemorativas e experiências de compra personalizadas. Floriculturas internas, padarias com produtos sazonais e setores de bebidas registraram desempenho acima da média.

Com base nesses resultados, a expectativa do setor para o Dia das Mães de 2025 é otimista. A Acats orienta os supermercados a se planejarem com antecedência para garantir sortimento adequado, ativação de categorias estratégicas e atendimento preparado para um dos períodos mais movimentados do calendário varejista.

Posts relacionados

Espetáculo de abertura do Natal de Joinville reúne cerca de 44 mil pessoas na primeira noite de apresentação

Redação

“Vem, que tá chegando o Natal; Vem, que tá chegando o Natal, pois nasceu Jesus, o Salvador!”: Lages já vive o espírito do Natal

Redação

Daniela Reinehr propõe o Dia da Reforma Protestante como feriado nacional

Redação
Sair da versão mobile