Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Dia do Professor: valorizar esse profisional é a lição de casa mais importante

Na Rede Municipal de Ensino de Itajaí, são 4.500 profissionais da educação dedicados a multiplicar o saber com os alunos
Foto: Jader Liberal/Secom

Em Itajaí, a Rede Municipal de Ensino conta com mais de 4.500 profissionais da educação que se dedicam diariamente para proporcionar um ensino de qualidade, sendo peças fundamentais na construção do conhecimento e na formação ética e intelectual dos estudantes. E se não fossem os mestres, nem esse texto seria possível de escrever. As primeiras letras, as primeiras palavras formadas e decifradas constroem o que é um valor inestimável; saber ler e escrever. Um conhecimento para a vida.

Entre esses profissionais, está a professora Maria de Lourdes Vigarani Gonçalves, que há 28 anos leciona na Escola Municipal Básica Arnaldo Brandão, localizada no bairro onde reside. A pedagoga é atualmente uma das mais antigas professoras em atividade na Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Para ela, o trabalho de ensinar se tornou uma missão. Ela não apenas transmite as primeiras letras aos seus alunos, mas também incute o gosto pelo aprendizado desde a infância.

A rotina da professora começa bem antes de sair de casa. No conforto de seu lar, ela prepara as aulas para o 1º ano do ensino fundamental, uma fase da aprendizagem e do letramento importante para os alunos. Maria de Lourdes tem a responsabilidade de ensinar 60 crianças, que trata como filhos. Cada aluno tem suas particularidades e ritmos para aprender. Ao longo de sua carreira, ela aprendeu a lidar com as diversidades e desafios do ensino, adaptando-se às necessidades de cada criança.

Com tanto tempo em sala, ela coleciona histórias. Uma delas é ver, na mesma unidade de ensino, uma professora de educação física que foi sua aluna no 2º ano do ensino fundamental.

“Ensinar é um trabalho que não tem palavras para descrever. Para mim, ser professora é um orgulho de poder ter a chance de contribuir com a mudança de vida de cada um dos alunos”, diz Maria de Lourdes com um sorriso no rosto. Embora esteja à beira da aposentadoria, ela escolheu continuar na sala de aula porque acredita que sua experiência pode contribuir para que seus alunos tenham as melhores condições de aprendizado. “Eu já deveria ter me aposentado, mas o amor pelo que faço não me deixa parar. Para mim, a sala de aula é como uma segunda casa”, afirma.

A dedicação da professora Maria de Lourdes reflete a paixão de muitos outros professores da Rede Municipal  de Ensino de Itajaí. Esses profissionais desempenham um papel vital, não apenas como transmissores de conhecimento, mas também como agentes de transformação na vida dos alunos. São eles que, com sabedoria, buscam formas inovadoras de ensinar, enfrentando desafios diários.

“Ser professor é muito mais do que um trabalho, é uma vocação. A escola é um desafio. Para quem quer abraçar a profissão, tem que fazer com dedicação, com carinho. Cada aluno também é um desafio. A recompensa está em ver o brilho nos olhos dos nossos alunos quando compreendem algo novo, e em gestos simples deles, como o abraço que eles vêm me dar pela manhã, uma florzinha que eles apanham no jardim e me trazem. Tudo isso é compensador. Meu marido até diz que já está na hora de eu parar. Mas, ainda não consigo. Sinto falta deles. Ainda não sei me ver sem a convivência dos meus alunos”, afirma Maria de Lourdes.

A homenagem a Maria de Lourdes e a todos os professores da Rede Municipal de Ensino expressa o papel fundamental que desempenham na sociedade.

Posts relacionados

Governo de SC lança pacote de ações para intensificar valorização dos professores da rede estadual

Redação

Itajaí é finalista de prêmio nacional com projeto de iluminação que realça patrimônios históricos

Redação

Itajaí autoriza pesquisa de viabilidade técnica para PPP nas unidades escolares municipais

Redação
Sair da versão mobile