Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Dívida de R$ 22 bilhões leva filantrópicos a protestar em Brasília

Mais de dois mil representantes de hospitais filantrópicos de todo país irão participar do Ato Público na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira, 4, em Brasília. A mobilização faz parte da terceira etapa do movimento: Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo, promovido por entidades ligadas ao setor.

Os hospitais privados e filantrópicos que atendem SUS em Santa Catarina, são responsáveis pelo atendimento de 70% da população. Apesar da importância da rede, as instituições convivem diariamente com a falta de recursos e com a escalada do endividamento. No estado, a dívida dos hospitais ultrapassa os 200 milhões de reais. Ao longo dos últimos
anos, 14 hospitais fecharam as portas. A defasagem da Tabela do SUS, além dos atrasos dos repasses de recursos por parte dos governos estão entre os principais motivos apontados para a crise do setor. No país, os filantrópicos são responsáveis por mais de 240 milhões de atendimentos ambulatoriais do SUS por ano e em mais de 1.000 cidades a unidade filantrópica é a única alternativa de atendimento público para a população, no final deste ano o montante da dívida destes hospitais será superior a R$ 22 bilhões.

Foto: reprodução

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile