Notícias - Lateral

Dresch: Temer desrespeita agricultura familiar

Parlamentar criticou fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT/SC) disse na manhã de hoje (17), na tribuna da Assembleia Legislativa, que o governo Temer desrespeita e desconhece a agricultura familiar. O parlamentar se posicionou radicalmente contra a fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). “É um grande equívoco econômico. Não haverá mais estratégia de desenvolvimento e de produção de alimentos. Vão colocar o MDA numa salinha, dentro de um ministério que cuida da assistência social, para cuidar das políticas da agricultura familiar, dos assentamentos e da reforma agrária num país do tamanho do Brasil? O Brasil tem mais de 4,5 milhões de famílias no meio rural que produzem 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro. Vão discutir e tratar isso como assistência social?”, criticou.

Dresch é militante histórico e dedicou parte de sua vida à luta da agricultura familiar e à inclusão social. “Fui um dos grandes batalhadores na articulação e organização dos agricultores familiares para se tornarem referência na produção de alimentos no Brasil, especialmente na construção de políticas públicas sérias neste país”, disse.

Agricultura Familiar responde por 20% do PIB de SC

Segundo ele, não se pode olhar para a agricultura familiar como um setor de assistência social, mas sim como um setor econômico, social, cultural, estratégico no desenvolvimento dos pequenos municípios, principalmente de Santa Catarina, onde o setor representa 20% do PIB. “Nos pequenos municípios catarinenses, a renda agrícola em 10 anos aumentou mais de 40%. O montante de recursos do Pronaf aumentou 14 vezes. Em Santa Catarina somou R$ 4 bilhões em financiamentos somente em 2015”, ressaltou.

Para Dresch, isso sim é uma estratégia de desenvolvimento dos pequenos municípios. “O Estado tem potencial extraordinário de diversidade econômica e podemos explorar mais e mais a perspectiva de crescimento, de alternativas de renda. Mas para isso é preciso uma política séria, com perspectiva de longo prazo para um setor tão importante como a agricultura familiar.”

O deputado afirmou que houve uma transformação da agricultura familiar nos pequenos municípios na última década e meia, sendo o MDA o grande propulsor do desenvolvimento econômico “e não assistencial”. Além do Pronaf, citou ações bem sucedidas nos governos do PT em prol da agricultura familiar como o Minha Casa Minha Vida Rural, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, entre outros.

Foto>divulgação

Posts relacionados

Polícia Civil deflagra Operação Backstagem em Governador Celso Ramos

Redação

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação
Sair da versão mobile