Blog do Prisco
Destaques

Educação de Lages conquista Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização – Edição 2025

Objetivo da premiação é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o alcance das metas de alfabetização e de redução de desigualdade. Lages salta do Selo Bronze, recebido em 2024, para o Ouro, conquistado em 2025

A Secretaria Municipal da Educação de Lages foi contemplada com o Ouro na Edição 2025 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O município saltou do Selo Bronze, recebido em 2024, para o Ouro, conquistado em 2025. Entre os municípios da Serra Catarinense, Lages se destaca entre as seis cidades contempladas com o Selo Ouro.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação, implantação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº: 12.191, de 20 de setembro de 2024.

Seu objetivo é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso, 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. No contexto geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com Selo Ouro; 1.896 redes foram contempladas com Selo Prata, e 547 com Selo Bronze.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, celebra o reconhecimento. “É com grande orgulho que celebramos esta conquista: Saímos do bronze para o ouro, um avanço que reflete o trabalho sério e comprometido do nosso Sistema. Parabenizo a toda a equipe da SMEL (Secretaria Municipal da Educação de Lages), em especial à coordenadora Eri Campos, que liderou com excelência o envio da documentação, e às professoras das unidades de ensino, que fazem a alfabetização acontecer todos os dias na sala de aula. Esta conquista é coletiva e reafirma o compromisso da gestão da prefeita Carmen Zanotto com a alfabetização na idade certa”, destaca o secretário Cristian.

A cerimônia de entrega do emblema do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – 2025 está prevista para acontecer em março.

 

Posts relacionados

Produção industrial de SC avança 3,2% em 2025

Redação

Prefeitura busca melhorar sistema de abastecimento de água às comunidade rurais

Redação

Evento inédito marca 100 dias para a 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão

Redação
Sair da versão mobile