Blog do Prisco
Artigos

Elas adoram flores, mas preferem respeito

O que me levou a escrever sobre este assunto, é ver como a violência tem aumentado nos últimos meses, principalmente entre os jovens, e tem se acelerado de maneira especial contra as mulheres.

Os noticiários estão mostrando o total descontrole nos relacionamentos dentro do lar, e que vem atingindo em especial as mulheres. Fui pesquisar os números, e só para você ter uma ideia, a violência contra as mulheres em nosso Estado vem apresentando um crescimento contínuo desde o ano de 2019.

Só este ano de 2025 já são 30 feminicídios, até julho, segundo o Observatório da Violência contra a Mulher, da Assembleia Legislativa de SC. Isto é inaceitável tendo em vista que SC têm apresentado excelentes números no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida dos seus moradores, e é uma referência em segurança.

Sinceramente, parece que as leis que as protegem não estão sendo suficientes para diminuir estes casos. O sentimento é de que um grande número de filhos e maridos arrancaram de seu dicionário as palavras de respeito e carinho por elas.

A instabilidade emocional e a anarquia moral, unidos aos efeitos das drogas, formam o tripé de bárbaros assassinatos dentro do seio familiar.

Não podemos a nos acostumar com estes fatos, que parecem não mais nos impressionar. Até onde vamos chegar? Qual o limite da insensibilidade, da crueldade e da ganância?

Precisamos voltar às origens e relembrar de como viviam nossos antepassados, quais eram suas maneiras de falar, agir e educar. Contar para as crianças e adolescentes de hoje, da felicidade e da paz que permeavam as varandas das nossas casas, do tempo que éramos pequenos.

A meu ver, esta violência está diretamente ligada as drogas, em especial ao álcool, que tem invadido nossa sociedade, destruindo milhares de vidas e desestruturando inúmeras famílias, que presenciam cada vez mais seus filhos envolvidos com o vício.

Como sociedade estamos produzindo uma juventude sem objetivos definidos, carentes de um ambiente familiar sadio, e é nesse vazio da alma dos jovens que as drogas encontram um campo próspero para a sua proliferação.

Temos que unir forças para proteger as mulheres. É difícil imaginar um lugar hoje no mundo sem a presença delas. Parece que nada mais funciona sem a força e a sensibilidade feminina.

Elas têm um papel inigualável na sociedade, sendo nossas companheiras, ajudadoras e aquelas que carregam em seus ventres as gerações futuras.

Deixo aqui um dos mais belos textos sobre a mulher, escrito por Victor Hugo.

“O homem é a mais elevada das criaturas; a mulher o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono, para a mulher um altar. O trono exalta, o altar santifica.

O homem é o gênio; a mulher é o anjo. O gênio é imensurável; o anjo indefinível.

O homem é forte pela razão; a mulher é invencível pelas lágrimas. A razão convence; as lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios. O heroísmo nobilita; o martírio purifica.

O homem é um código; a mulher um evangelho. O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.

O homem é um templo; a mulher um sacrário. Ante o templo nos descobrimos; ante o sacrário nos ajoelhamos.

O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter uma larva no cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é o oceano; a mulher é lago. O oceano tem a pérola que o adorna; o lago, a poesia que deslumbra.

O homem é uma águia que voa; a mulher é o rouxinol que canta. Voar é conquistar o espaço; cantar é conquistar a alma.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu”.

Abraço a todas as mulheres!

 

RICARDO WINTER

                                 ricardof.winter@gmail.com

Sair da versão mobile