Blog do Prisco
Destaques

Em missão oficial na Ásia, deputada Daniela amplia o debate sobre a modernização portuária no Brasil

Como vice-presidente da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei 733/25, a deputada federal Daniela Reinehr (PL) integra a Missão Ásia 2025, nesta semana. A imersão técnica contempla a Coreia do Sul e a China (Hong Kong), países que são referência mundial em governança, tecnologia e sustentabilidade portuária.

De acordo com a parlamentar, o roteiro vai explorar experiências bem-sucedidas de integração entre portos, zonas industriais e polos tecnológicos, com o objetivo de subsidiar ainda mais a construção da nova legislação para o setor portuário nacional. “E o Brasil precisa olhar para esses exemplos que dão certo no mundo. Conhecer de perto como essas nações operam é essencial para construirmos uma legislação realmente moderna, que reduza custos, atraia investimentos e fortaleça a competitividade do país”, destaca Daniela.

Ela relata que o primeiro compromisso da missão foi na Coreia do Sul, com visita técnica ao Porto de Busan, uma das principais portas de entrada de cargas da Ásia. “A programação incluiu reuniões com representantes do Ministério de Oceanos e Pesca e da Busan Port Authority, além da visita a terminais portuários com altíssimo nível de automação e integração logística”, contou.

Ainda conforme Daniela, em Seul, a comitiva terá reunião com a embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner Abreu, tratando de cooperação internacional, sustentabilidade e descarbonização. Na sequência, o grupo seguirá para Hong Kong, na China, onde cumpre a última etapa da missão.

A agenda em Hong Kong prevê reunião com o cônsul-geral do Brasil, embaixador Wladimir Valler Filho, além de visita ao Porto de Hong Kong e encontro com o diretor-geral do Grupo Hutchison Ports, Eeric Ip. “Hong Kong é um exemplo mundial de eficiência logística, automação e governança portuária. Essa é uma oportunidade de conhecer na prática o que há de mais moderno no setor”, destacou a deputada.

Para a parlamentar, a missão representa uma oportunidade concreta de aprendizado e intercâmbio técnico. “Queremos que o Brasil avance com uma política portuária moderna, sustentável e capaz de gerar desenvolvimento econômico e social. O setor é estratégico para o nosso país e precisa ser tratado com a seriedade e com a visão de futuro que o mundo já pratica”, aponta, lembrando que Santa Catarina é um dos estados mais portuários do país e que toda melhoria na regulação e na governança portuária nacional impacta diretamente no estado.

No Brasil – de volta, a Comissão Especial apresentará um relatório técnico com as conclusões da missão e recomendações para o setor, contribuindo para o avanço do PL 733/2025 e para a formulação de políticas públicas que posicionem o país entre os líderes da logística mundial.

Apoio – a missão tem o apoio técnico e logístico da Frente Parlamentar dos Portos e Aeroportos (FPPA) do Congresso Nacional e do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).

Posts relacionados

Daniela Reinehr propõe o Dia da Reforma Protestante como feriado nacional

Redação

Com duas vitórias em um único dia, deputada Daniela avança na defesa do produtor de leite e do agronegócio

Redação

Deputada Daniela atua pela ampliação do crédito rural e defende liberação de até R$ 30 bilhões ao setor

Redação
Sair da versão mobile