Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Emasa e Aris discutem transição da regulação dos serviços de saneamento em BC

Reunião marcou o início do processo de migração da regulação da Aresc para a Aris

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), em reunião na manhã desta segunda-feira (10) com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), iniciou as tratativas para a transição regulatória entre a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) – atual agência reguladora estadual – e a Aris. O encontro foi acompanhado pela diretoria e equipe técnica da autarquia e as equipes técnica e administrativa da agência.

Durante o encontro, a equipe da Aris apresentou os serviços e ferramentas de apoio disponíveis às companhias de saneamento que integram a agência, como o acompanhamento de metas dos Planos Municipais de Saneamento, regulação tarifária, ouvidoria institucional e assessoria técnica permanente. A agência também destacou sua atuação em mais de 200 municípios catarinenses, com estrutura técnica regionalizada e foco em eficiência, transparência e sustentabilidade.

O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou que a adesão à Aris representa um importante passo estratégico para o futuro do saneamento em Balneário Camboriú. “A entrada da Aris como agência reguladora da Emasa é de grande importância para os nossos planos futuros. Ao contar com uma reguladora especializada em saneamento, reforçamos o compromisso com a qualidade, a transparência e a sustentabilidade do serviço que prestamos à comunidade. Essa nova etapa trará mais segurança e previsibilidade aos investimentos e operações da autarquia”, disse.

A mudança de agência representa um avanço importante no modelo de regulação adotado pela autarquia municipal, aproximando-a de uma agência voltada exclusivamente ao saneamento. A expectativa é que a transição fortaleça o acompanhamento técnico, traga mais transparência às tarifas e amplie o diálogo com os usuários. Nos próximos meses, as equipes definirão o cronograma de integração e os ajustes necessários para oficializar a nova vinculação regulatória.

O diretor-geral da Aris, Adir Faccio, ressaltou a satisfação da agência em receber a Emasa como futura integrante. “Colocamos todos os serviços da agência à disposição para que esta transição aconteça em breve e de forma estruturada. Nossa missão é acompanhar, regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico dos municípios catarinenses, promovendo a melhoria contínua da qualidade. Estamos confiantes de que esta parceria com a Emasa será muito positiva para Balneário Camboriú”, afirmou.

Posts relacionados

Balneário Camboriú ganha segunda Delegacia do Turista de SC

Redação

Relatado pelo senador Esperidião Amin, Senado aprova autorização de empréstimo de US$ 90 milhões para Santa Catarina

Redação

Viagem “misteriosa” coloca secretário de Estado na mira

Redação
Sair da versão mobile