Blog do Prisco
Destaques

Emissão do Certificado de Cadastro Rural pode ser feito a partir desta segunda

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) alerta aos produtores rurais que a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) inicia de forma antecipada neste ano. A partir desta segunda-feira (19) o procedimento já pode ser feito via internet pelo site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ou pelos aplicativos para celulares Android ou iPhone.

Por meio do Edital Nº 367 de 07/07/2021 o INCRA tornou público, para conhecimento dos titulares e possuidores a qualquer título de imóveis rurais, que a Taxa de Serviços Cadastrais relativa ao exercício de 2021 será lançada e disponibilizada via Internet, em 19/07/2021, por meio do CCIR.

O CCIR é um documento emitido pelo Incra e é fundamental para comprovar o cadastro do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) – plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil. Para a emissão do certificado, que tem periodicidade anual, é necessária uma contribuição obrigatória que deve ser recolhida pelos proprietários dos imóveis rurais junto INCRA. Os certificados expedidos anteriormente perdem validade com a emissão do documento de cada exercício.

Segundo a coordenadora do Departamento Sindical da FAESC, Andreia Barbieri Zanluchi, o CCIR só é válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais através da Guia de Recolhimento da União – GRU. Em caso de dúvidas, os produtores rurais catarinenses poderão procurar os Sindicatos Rurais de sua região. “As equipes das entidades sindicais estão preparadas para oferecer todo o suporte necessário, seja para gerar a guia ou para orientar sobre o preenchimento do documento”, observa.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça a importância de emitir o certificado ao lembrar que o documento é indispensável para legalizar, arrendar, hipotecar, fazer partilha amigável ou judicial, vender o imóvel rural, entre outros aspectos. “Além disso, o CCIR também é necessário para evitar problemas burocráticos no momento de fazer um financiamento bancário”, alerta o presidente.

COMO EMITIR

A emissão do CCIR pode ser feita pelo site: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao ou via aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. É necessário acessar o Google Play ou a Apple Store para baixar a versão mobile denominada SNCR. Orientações podem ser obtidas nos Sindicatos Rurais dos municípios. Encontre o Sindicato Rural mais próximo de você: http://www2.faesc.com.br/Sindicatos.

Posts relacionados

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação
Sair da versão mobile