Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Encontro Nacional do IRB debate eficácia das ouvidorias e corregedorias públicas, no TCE/SC

Boas práticas para aumentar a eficácia das ouvidorias e corregedorias, tanto no atendimento às demandas dos usuários de serviços públicos, como na governança dos Tribunais de Contas do País, estarão em debate, nos dias 17 e 18 de agosto, durante o Encontro Nacional/Região Sul do Instituto Rui Barbosa (IRB), em Florianópolis. Realizado em parceria entre o IRB e o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), o evento reunirá, no auditório principal da sede da Corte de Contas, membros e servidores dos TCs, gestores públicos, professores e estudantes universitários e demais interessados em temas relacionados ao controle e à administração pública.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, no espaço destinado aos Encontros Nacionais, no botão “Cronograma/Inscrição”, no site do IRB — associação civil de estudos e pesquisas dos TCs. No hotsite também estão disponíveis a programação e outras informações úteis. NoPortal do TCE/SC há um link para acesso ao espaço do evento, na área de “Destaques”, no centro da página principal.

A proposta central do Encontro da Região Sul é oferecer oportunidade para aprofundar estudos sobre temas relacionados ao controle público e promover o aperfeiçoamento dos membros e servidores das Cortes de Contas do Brasil, a exemplo dos outros quatro Encontros Nacionais do IRB, previstos para 2017.

 Boas práticas

Os presidentes do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG), e, do TCE/SC, conselheiro Dado Cherem abrem o Encontro Nacional na Capital catarinense, no dia 17/8, às 9h30. O coordenador da Ouvidoria do TCE/RS, Airton Roberto Rehbein, fará a primeira palestra do evento, sobre os “Aspectos Práticos na Implantação da Lei nº 13.460/2017”.  Publicada no Diário Oficial da União em 27 de junho deste ano, a norma dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos e aborda, entre outros aspectos dessa relação, as atribuições e o funcionamento das ouvidorias no âmbito da administração pública.

Em seguida, a assessora da Corregedoria-Geral do TCE/SC, Walkíria Machado Rodrigues Maciel, fala da experiência da unidade na adoção de indicadores para medir o desempenho do fluxo dos processos de controle externo.

A programação da tarde, desse primeiro dia do Encontro Nacional, iniciará com a abordagem de Karina Ramos Travaglia, coordenadora da Corregedoria do TCE/ES, que apresentará a cartilha “Boas Práticas de Corregedoria dos Tribunais de Contas”. O guia trata da estruturação e atuação das corregedorias como responsáveis pelo controle de prazos processuais, adoção de práticas de governança e apuração de condutas de membros e servidores dos TCs, entre outras atribuições. A auditora fiscal de controle externo, que integrou a equipe responsável pela publicação, falará dos principais instrumentos normativos necessários para o aprimoramento dessas unidades, em consonância com o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TCE), vinculado ao Programa Qualidade e Agilidade dos TCs. O processo administrativo disciplinar (PAD) e o termo de ajustamento de conduta devem merecer destaque.

O professor Doutor Cesar Luiz Pasold, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), discorrerá, em seguida, sobre “A Ética nas Instituições Públicas e sua Antítese: a Corrupção. O painel que tratará da “Correição: Instrumento de Apoio à Governança dos Tribunais de Contas” encerra os debates no dia 17/8. O mediador será o conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, corregedor-geral do TCE/SC, e os debatedores serão Marco Aurélio Queiroz de Souza, da Corregedoria-Geral do TCE/MT, Claudia Stancioli César, coordenadora da Corregedoria-Geral do TCE/ES, e Rogério Alessandro Silva, da Corregedoria-Geral do TCE/RO.

O lançamento da “Cartilha sobre Ouvidorias”, pelo vice-presidente do IRB e conselheiro ouvidor do TCE/RS, Cezar Miola, marcará a abertura dos trabalhos no dia 18/8, às 9h. Em seguida, terá início o painel sobre “Estratégias no Tratamento de Demandas Visando a Eficiência e Eficácia da Ouvidoria”, tendo como mediador, também, o vice-presidente do IRB. Paulo Cesar Salum, coordenador da Ouvidoria do TCE/SC, Airton Roberto Rehbein, coordenador da Ouvidoria do TCE/RS, Ederson Patrick Machado, coordenador da Ouvidoria do TCE/PR, e Ênio Norat, da Ouvidoria do TCE/PB atuarão como debatedores.

O conselheiro emérito do TCE/SC e ex-presidente da Instituição, Salomão Ribas Junior, vai proferir a palestra de enceramento do Encontro Nacional, com uma abordagem sobre “A Participação do Cidadão no Controle Externo”.  

        

PROGRAMAÇÃO

REGIÃO SUL 2017 – Tema: Ouvidoria e Corregedoria

 

Dia 17/08/2017 – Quinta-Feira

9h30 – 10h Abertura do Evento
10h – 11h Aspectos Práticos na Implantação da Lei nº 13.460/2017 Palestrante: Airton Roberto Rehbein – Coordenador da Ouvidoria do TCE/RS
11h – 12h Os Indicadores Adotados pela Corregedoria-Geral do TCE/SC para Medir o Desempenho do Fluxo dos Processos de Controle Externo.

Palestrante: Walkiria Machado Rodrigues Maciel – Assessora da Corregedoria-Geral do TCE/SC

12h – 14h Intervalo para almoço
14h – 15h Cartilha de Boas Práticas das Corregedorias dos Tribunais de Contas.
Apresentação: Karina Ramos Travaglia – Coordenadora da Corregedoria do TCE/ES
15h – 16h A Ética nas Instituições Públicas e sua Antítese: a Corrupção. Palestrante: Professor Doutor Cesar Luiz Pasold – Universidade do Vale do Itajaí
16h – 16h20  Intervalo
16h20 – 17h50 Painel – Correição: Instrumento de Apoio à Governança dos Tribunais de Contas. Mediador: Wilson Rogério Wan-Dall – Conselheiro Corregedor do TCE/SC

Debatedores:

Marco Aurélio Queiroz de Souza – Corregedoria do TCE/MT

Claudia Stancioli César – Coordenadora da Corregedoria do TCE/ES

Rogério Alessandro Silva – Corregedoria do TCE/RO

 

Dia 18/08/2017 – Sexta-Feira

9h – 10h Lançamento da Cartilha sobre Ouvidorias – Apresentação: Cezar Miola – Conselheiro Ouvidor do TCE/RS e Vice-Presidente do IRB
10h –11h30 Painel: Estratégias no Tratamento de Demandas Visando a Eficiência e Eficácia da Ouvidoria. Mediador: Cezar Miola – Conselheiro Ouvidor TCE/RS e Vice-Presidente do IRB

Debatedores:

Paulo Cesar Salum – Coordenador da Ouvidoria do TCE/SC

Airton Roberto Rehbein – Coordenador da Ouvidoria do TCE/RS 

Ederson Patrick Severo Machado – Ouvidoria do TCE/PR

Ênio Norat – Ouvidoria do TCE/PB

 

11h30 – 12h30 Participação do Cidadão no Controle Externo. Palestrante: Doutor Salomão Ribas Junior – Conselheiro Emérito do TCE/SC

 

12h30 – Encerramento

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação
Sair da versão mobile