Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC apresentam demandas aos candidatos das Eleições

Na segunda-feira, 13 de agosto, ocorreu na capital o encontro da Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), com representantes de partidos políticos para a apresentação das principais reivindicações do setor filantrópico no estado.  Compuseram a mesa do evento realizado no Hotel Slaviero Baía Norte, o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, o presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, o diretor-executivo da AHESC-FEHOESC, Braz Vieira, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Jorginho Mello (PR), os senadores Dário Berger (MDB), Paulo Bauer (PSDB) e Dalírio Beber (PSDB), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde em SC, deputado José Milton Scheffer (PP), e o secretário da Saúde de SC, Acélio Casagrande.

Na oportunidade, foi entregue aos candidatos 2018 uma cartilha com dados detalhados das necessidades apresentadas aos poderes executivo e legislativo estadual e federal, com o intuito de colaborar com a formação do Plano de Governo. O assessor das entidades, Adriano Ribeiro expôs os tópicos e as principais reivindicações que envolvem a falta de valorização do setor aos parlamentares. Dos assuntos pautados, esteve a resolutividade e dinâmica dos atendimentos prestados pela filantropia, mesmo com uma verba defasada e inferior repassado aos hospitais próprios do estado.

As entidades apostam na parceria com poder público para a criação de ações que visam soluções para que o sistema privado e filantrópico de Saúde dos catarinenses seja no mínimo sustentável, como a construção de um novo modelo de política de atenção à produção hospitalar no estado, priorizando o custeio dos serviços com foco na produção, resolutividade e indicadores de desempenho,  assim como inverter a forma de pagamento aos hospitais, onde hoje o hospital realiza o serviço para posteriormente receber o pagamento, quando a verba deveria ser disponibilizada para depois ocorrer a prestação dos serviços.

Dados apresentados na cartilha apontam que a rede privada filantrópica compreende 90% dos estabelecimentos que oferecem atendimento de alta complexidade no estado, incluindo atendimentos de urgência AVC, cuidados prolongados, cardiologia, gestação de alto risco, neurologia, psiquiatria, queimados, ortopedia, UTI (adulto / neonatal, pediátrica) oncologia e leitos de internação. A cartilha expõe a concentração de leitos de hospitais próprios do estado na Grande Florianópolis e no Nordeste do estado, já os hospitais privados filantrópicos estão distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina.  As entidades hospitalares buscam através do material, a construção de um Plano de Estado para Saúde dos catarinenses, trazendo a tona a real situação do setor, como por exemplo a falta de 1000 leitos de UTI que Estado de SC  necessita, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt destaca a importância do evento. “Santa Catarina é o único estado a repassar 15% do percentual mínimo do orçamento estadual a ser aplicado obrigatoriamente na saúde pública.  Isso acarretará até o ano de 2019, 600 milhões de reais para a Saúde. Queremos saber aonde esse dinheiro será aplicado e quais serão os critérios de distribuição. Até o momento não tivemos reajuste de pagamento do incentivo, o que é de extrema importância. A presença dos candidatos é uma demonstração de que apostamos na linha certa, e conseguimos expor nossos interesses e da população que depende dos nossos serviços”, enaltece.

O presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, fez uma avaliação do encontro. “Acredito que o mais importante é que os políticos apoiem a saúde dos catarinenses que irão votar nessas eleições.  Acredito que foi um trabalho bem feito e bem acolhido pelos políticos. O desequilíbrio entre o pagamento dos filantrópicos e dos públicos é o que mais precisa de atenção, pois os filantrópicos trabalham mais e recebem menos. O governo deve utilizar verba da fonte cem para hospitais filantrópicos, assim como faz com os públicos” destaca.

Cada candidato contou com o espaço para expor suas propostas de melhoramento do setor, onde se comprometeram a levar os apontamentos às coligações para estudo de políticas públicas.

Também marcaram presença no evento, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cleia Giosole, o Vereador André Furlan Meirinho (PP), Jorge Lorenzetti, representando a deputada Ana Paula Lima (PT), Luiz Carlos de Freitas Junior (Podemos), Leonardo Goeges representando Mauro Mariani (PMDB), Paulo Sérgio da Silva (Movimento Acredito), Edson Luiz Medeiros representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS SC).

Os presidentes aproveitaram a oportunidade para convidar os parlamentares e diretores hospitalares presentes no evento para o Encontro Catarinense dos Hospitais, a ser realizado pelas entidades nos dias 29, 30 e 31 deste mês, também em Florianópolis.

Posts relacionados

Mais servidores aprovados no concurso da Alesc são empossados

Redação

30 anos da Federação dos Hospitais de SC são celebrados pelo parlamento

Redação

Federação dos Hospitais de SC celebra 30 anos superando desafios e fortalecendo o setor

Redação
Sair da versão mobile